A moeda americana é negociada por R$ 1,802 nas primeiras operações desta sexta-feira. O valor representa um leve aumento de 0,05% sobre a cotação de ontem.
Na quinta, o dólar foi vendido por R$ 1,801, a maior taxa desde o final de setembro, enquanto a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) teve perdas de 2,83%, a maior queda em quase três meses.
O mercado reagiu muito mal ontem às medidas da gestão Barack Obama para regulamentar o sistema financeiro. Esse mau humor pode persistir a depender do quadro desenhado pelos indicadores e balanços na jornada de hoje.
Nos EUA, General Eletric, Kimberly-Clark, McDonald's e SunTrust são algumas das principais empresas a publicarem seus balanços do trimestre. Na Europa, o Reino Unido divulga números sobre o setor varejista; o mercado também deve repercutir números sobre a atividade do setor industrial na zona do euro.
E no front doméstico, o destaque é o IPCA-15 de janeiro, visto como uma prévia do índice oficial de inflação. A estimativa do mercado aponta uma variação de 0,45% no período.