Menu
Busca sábado, 12 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
25ºmax
14ºmin
Notícias

Zoneamento do MS será apresentado na Dinapec

02 fevereiro 2018 - 00h00Por Embrapa Gado de Corte

Durante a Dinapec 2018, que acontecerá entre 7 e 9 de março, em Campo Grande (MS), equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) vai abrir uma trincheira para mostrar as características de um solo, sua classificação no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, suas potencialidade e limitações.

 
"Com a abertura desse perfil ficará mais fácil mostrar a importância do mapeamento da terra como base para, por exemplo, a elaboração do Zoneamento Agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul (ZAE-MS)", diz o pesquisador da Embrapa Solos, Nilson Rendeiro. O ZAE começa sua última etapa em 2018, com prazo de execução de 42 meses, abrangendo os 46 municípios que não foram contemplados nas duas etapas anteriores, cobrindo uma área de 146.419 km2. Nessa fase os estudos se concentrarão na região da Bacia do Rio Paraná, porém, serão integrados com os estudos das etapas anteriores quando foram mapeados 32 municípios da Bacia do Rio Paraguai. Durante a Dinapec será apresentada a metodologia utilizada para a confecção do zoneamento.
 
A fim de dar uma visão mais específica sobre o zoneamento será apresentado o mapeamento de solos do município de Campo Grande, na escala 1:100.000. Ainda sobre a capital sul-mato-grossense, será mostrado o resultado do ZAE para as culturas da cana-de-açúcar, eucalipto e uva.