Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Sisbov: CNA e Mapa definem plano para gestão de dados

11 dezembro 2009 - 00h00Por CNA

O vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ademar Silva Júnior, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, assinaram nesta quinta-feira (10) termo de cooperação para a implantação do Plano de Trabalho do acordo assinado em outubro para o desenvolvimento e implantação de plataforma de dados do rebanho bovino do Brasil.

Neste acordo, a CNA terá como função principal realizar a gestão dos dados do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), e com isso irá atestar a procedência do gado destinado ao consumo interno ou direcionado a exportações, dando maior grau de qualidade às operações no mercado de carne bovina.

A CNA vai desenvolver software aplicativo do Sisbov, enquanto o Ministério vai fornecer as informações necessárias para a implantação do novo sistema de dados, ou seja, a base geral de dados estará sempre sob o controle do governo. A união de esforços permitirá o desenvolvimento da Plataforma de Governança do Agronegócio (PGA), a qual abrigará o Banco Nacional de Dados, um cadastro único de informações. A novidade vai gerar benefícios também para o sistema de geração da Guia de Trânsito Animal (GTA), que será emitida por meio eletrônico, mais rápido e mais barato.

A plataforma de governança será desenvolvida e implantada pela CNA e repassada ao Mapa, conforme estabelece o acordo de cooperação técnico. Por outro lado, toda a operacionalização do sistema Sisbov ficará sob a responsabilidade da CNA. No futuro poderão ser integrados outros sistemas de monitoramento. Uma das possibilidades é o sistema de sanidade vegetal.