Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
31º
Notícias

Serviço orienta criadores para nutrição eficiente de caprinos e ovinos

10 julho 2017 - 14h03Por Canal Rural
Serviço orienta criadores para nutrição eficiente de caprinos e ovinos

Criadores de caprinos e ovinos contam agora com um serviço de assessoria com recomendações para orientar a alimentação racional de seus rebanhos. O Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri), desenvolvido pela Embrapa, pode reduzir os custos de produção em até 20%, disponibilizando recomendações nutricionais em até três dias úteis.

O serviço, que conta ainda com um laboratório móvel, foi lançado no dia 6 de julho, em Fortaleza (CE). Além de permitir o monitoramento de rebanhos, o serviço visa fornecer orientações e indicadores sobre a qualidade da pastagem e dos alimentos disponíveis para os animais.

Para o técnico agropecuário Uires Loiola, que atua na região de Tauá (CE), a alimentação é uma preocupação muito grande para todos os produtores. Segundo Uires, no período seco, somente o pasto nativo não é suficiente para manutenção dos animais, o que acarreta em perda de produtividade.

Esse quadro de disponibilidade de recursos alimentares muitas vezes insuficientes, principalmente no Semiárido, estimulou o desenvolvimento de um serviço que permitisse melhorar a eficiência alimentar dos animais, de forma a manter a melhor produtividade possível por meio do uso racional dos alimentos disponíveis para os rebanhos. A ideia dos pesquisadores era, ao otimizar o uso dos alimentos, gerar também a oportunidade de reduzir os custos de produção para os criadores.

“A nutrição dos rebanhos corresponde a até 75% dos custos de produção em alguns sistemas. Mesmo em sistemas extensivos, o custo também é representativo, embora este não seja contabilizado pelos produtores”, destaca Diego Galvani, pesquisador da área de nutrição animal da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE).

De acordo com Galvani, o maior desafio para implementação de um serviço no moldes do AssessoNutri é a determinação do balanço de nutrientes, ou seja, a falta ou excesso destes, na dieta de animais criados em sistemas de pastejo, principalmente aqueles que têm o pasto nativo como base alimentar. Este obstáculo é contornado por meio da análise da composição das fezes dos animais.

A partir dessa análise, além de informações mais precisas sobre a alimentação, o AssessoNutri permitirá avaliar a qualidade do pasto nas regiões onde o serviço estiver implantado. “Assim, será possível trabalhar com cenários de produção para orientação dos produtores. Se esperamos que uma cabra produza dois litros de leite por dia, qual seria a demanda nutricional para isso naquela realidade? Haveria necessidade de complementar a alimentação obtida no pasto?”, exemplifica

Galvani.

Potencial de ampliação

A ideia é ampliar o AssessoNutri por meio de acesso remoto na internet, em que um produtor em qualquer ponto do País possa solicitar o serviço, encaminhar amostras para um laboratório parceiro e ter um técnico credenciado para fazer recomendações.

“O produtor poderá fazer o cadastro da sua propriedade, indicando as características de seu sistema de produção e os objetivos produtivos almejados. Com estas informações, um técnico credenciado emite um laudo nutricional que é direcionado ao produtor de forma remota”, explica Galvani.

Para viabilizar esta ampliação do serviço, além do lançamento, haverá também rodada de negócios no Pecnordeste, na qual clientes interessados, como associações, cooperativas e órgãos públicos poderão ter informações sobre como utilizar o serviço e formalizar contratos de parceria.