Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
Notícias

Seprotur firma parcerias em apoio à agropecuária de MS

14 outubro 2009 - 00h00Por Seprotur | Assessoria de Imprensa

          O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), celebrou, dia 22 de setembro, termos de cessão de uso que irão beneficiar a agropecuária dos municípios de Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Guia Lopez da Laguna. As parcerias foram celebradas na primeira quinzena de setembro, e abrangem a pecuária leiteira e extensão rural voltada à agricultura familiar.

 
Com o município de Rio Verde de Mato Grosso (194 km), ficou outorgado o uso de um veículo da Seprotur para o atendimento das necessidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O prefeito William Douglas de Souza revela que, sem este carro, não seria possível realizar os trabalhos de extensão rural e demais atendimentos à agricultura familiar da região. “Sem dúvida teríamos muitas dificuldades em adquirir um veículo, mas agora, com este ato de sensibilidade do governo do Estado, os trabalhos poderão avançar, inclusive, com a ampliação do atendimento oferecido pela nossa secretaria”, destacou.
 
A parceria com São Gabriel do Oeste (133 km) ocorre por meio da Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico do Município (Funpesg). Desta forma, ficarão sob responsabilidade desta fundação três tanques resfriadores e equipamentos para lavagem de alta pressão. O Diretor Geral da entidade, Renato Carlos Agostini, revela que os equipamentos serão destinados aos trabalhos voltados à pecuária leiteira. “Temos tido todo o apoio da Seprotur, e esperamos que os trabalhos possam trazer benefícios a toda nossa bacia leiteira”, enfatizou.
 
Também voltado à produção de leite, o termo celebrado com a Cooperativa Agropecuária Retirada da Laguna Ltda. (Cooperlag), instalada em Guia Lopes da Laguna (234 km), estabelece o uso de resfriadores e demais equipamentos de manutenção. O presidente da cooperativa, Edson da Rosa Moreira, conta que o termo de cessão irá beneficiar aproximadamente 200 produtores. “O dinheiro que iríamos gastar com a compra destes equipamentos, vamos investir no beneficiamento de novos produtos lácteos”, adiantou, comemorando a parceria.
 
Para a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o Estado procura estabelecer parcerias estratégias, principalmente para dinamizar a infra-estrutura produtiva dos municípios e consolidar as ações das secretarias municipais de agricultura, desenvolvimento agrário e extensão rural. Ela lembra também nestes termos de cooperação há diversas exigências e contrapartidas que deverão ser observadas por parte dos parceiros, que, ressalta, serão vistoriados e monitorados quando ao uso e resultados efetivos alcançados. “O Estado tem por missão dar suporte e fomento ao desenvolvimento agropecuário, e neste sentido, temos estabelecido parcerias para que este trabalho seja ainda mais eficaz”, conclui.