Menu
Busca quarta, 17 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Notícias

Segunda fase da vacinação contra febre aftosa começa no domingo

29 outubro 2009 - 00h00Por Correio Brasiliense

A vacinação contra a febre aftosa em bovinos e búfalos recomeça no domingo (1º/11) e vai até o dia 30 de novembro. Há 2.536 propriedades no DF que possuem os animais e que deverão vaciná-los na segunda fase. A maioria dos lotes rurais possuem apenas bovinos. Na primeira etapa da campanha em maio foram vacinados 98,7% dos 100 mil animais.

O gado está distribuído entre Brazlândia, Planaltina, Rio Preto, Gama e Sobradinho. O maior rebanho do DF é o do Rio Preto, com 35,5 mil cabeças. Planaltina foi o único local a vacinar o rebanho em 100%. A expectativa é conseguir atingir a todos os produtores e vacinar todos os animais.

O controle da campanha de vacinação é da Secretaria de Agricultura, por meio de um sistema integrado com as 28 lojas licenciadas que vendem as vacinas. Os produtores devem possuir um cadastro junto a SEAPA-DF para fazerem a aquisição. Os técnicos da Secretaria acompanham a venda das vacinas em tempo real, por meio de um programa on-line de controle. Com a venda das vacinas, o registro de vacinação da SEAPA-DF é atualizado, indicando quais propriedades já vacinaram seus rebanhos.

Em caso de descumprimento da vacinação, os bovinocultores receberão uma multa por cada cabeça de gado não imunizada. Se em cinco dias a multa não for paga, o valor será multiplicado por 10. Os pecuaristas que não vacinarem seus rebanhos no prazo estipulado serão escolhidos para participarem de uma vacinação assistida. A SEAPA vai à propriedade e vacina o rebanho. O produtor arca com os custos.