Menu
Busca segunda, 20 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
20º
PECUÁRIA

Conheça a Raça Barrosã, considerado como o boi mais belo do mundo

Além de bonito é um gado milenar, tendo registros de sua existência pelo menos há mais de dez mil anos

22 agosto 2022 - 10h28Por Canal Rural

A raça bovina Barrosã é considerada a mais bela entre todas as raças bovinas do mundo e têm registros de sua existência pelo menos há mais de dez mil anos. A origem da existência da raça é do norte da África.

Animais de características parecidas, principalmente no tamanho e na espessura dos chifres já existiam por lá. O gado migrou para a península ibérica e a expansão da raça aconteceu posteriormente no Planalto Barroso, norte de Portugal. Local que deu origem ao nome da raça.

O animal da raça tem uma carne saborosa e macia. Que tem sido explorada cada vez mais a partir do momento em que se tornou Carne Barrosã – Produto Certificado de Origem Protegida. 

O Barrosã tem certificação exclusiva de suas vitelas quando os animais são abatidos entre os 5 e 9 meses de idade, pesando até 130 kg. Além disso, os touros são ótimos reprodutores e seus sêmens podem ser coletados a partir dos 16  meses.

Em Portugal, nas tradicionais chegas, é possível ver a disputa entre dois touros da raça de aldeias distintas. O boi vencedor é desfilado como troféu decorado com flores e bandeirolas, com a finalidade de simbolizar a força cultural e econômica daquele povo.

Além das festividades que acontecem geralmente aos domingos, ainda é possível encontrar diversos exemplares do animal no tradicional concurso anual da raça. O Barrosã é considerado um animal dócil de características marcantes. Sua pelagem de cor cereja é curta e fina, e nas regiões dos olhos e pálpebras apresentam cores mais claras. 

Contudo, no Brasil não foram encontradas fazendas de criação do Barrosã. A raça ainda continua sendo principalmente desenvolvida com mais força no país de origem. A Amiba (Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã) é a responsável pelo registro oficial e genealógico dos animais.