Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Plataforma de dados facilitará gestão das propriedades

18 dezembro 2009 - 00h00Por Sato Comunicação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) desenvolverão, em cooperação, uma base de dados integrada que visa facilitar a vida do produtor rural e trazer mais eficiência à gestão das propriedades rurais. A PGA (Plataforma de Governança do Agronegócio) vai integrar o Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos), o sistema de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) Eletrônica e o SIGSIF (Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal) consolidando em uma única plataforma os requisitos sanitários e de rastreabilidade da cadeia.

 
“Certamente, isso trará mais eficiência para a pecuária e mais facilidades para o produtor na gestão de sua propriedade rural, como por exemplo na emissão da Guia de Trânsito Animal”, comentou o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. O termo de cooperação entre o Ministério da Agricultura e a CNA para o desenvolvimento da plataforma foi assinado na quinta-feira (10). O termo determina a implantação do plano de trabalho do acordo assinado em outubro para o desenvolvimento e implantação de plataforma de dados do rebanho bovino do Brasil.
 
A gestão de dados dos dados do Sisbov ficará a cargo da CNA, e com isso irá atestar a procedência do gado destinado a mercados que exigem rastreabilidade. A CNA também vai desenvolver o programa enquanto o Ministério da Agricultura repassará as informações necessárias para a implantação do novo sistema de dados. Com a plataforma, também será possível a emissão da GTA por meio eletrônico.