Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Piscicultura será apresentada em realidade virtual na Tecnofam em Dourados

O evento é promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste Unidade da empresa localizada na região

14 setembro 2022 - 10h55Por Embrapa

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) está participando do Tecnofam - Tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar, que acontece de 13 a 15 de setembro em Dourados/MS.  O evento é promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste – Unidade da empresa localizada naquela região e tem como objetivo oportunizar aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária, apresentando alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção.

Também serão apresentados maquinários, implementos e equipamentos voltados para a agricultura familiar, e ao mesmo tempo promover a troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias (estações a campo, oficinas, mostras e feira de produtos).

A Embrapa Pesca e Aquicultura está levando para a feira o Realidade Virtual Piscicultura. Trata-se de um software que simula virtualmente um ambiente real de cultivo do peixe tambaqui (Colossoma macropomum). A ideia é que os visitantes possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. O objetivo é que as explicações técnicas sobre sanidade fiquem mais fáceis e lúdicas. O software pode ser utilizado em cursos, capacitações, eventos, palestras e workshops. O programa é um dos resultados do BRS Aqua – um dos maiores projetos em aquicultura da Embrapa.

Para a zootecnista Marcela Mataveli, que trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura e está na Tecnofam, “o RV Piscicultura é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas, que demonstra a qualidade de água”. Ela explica que sempre houve dificuldade em fazer com que os produtores entendessem a dinâmica do peixe e agora, com a realidade virtual, fica mais fácil de ser compreendida.

Marcela aposta nas vantagens desse novo formato: “na realidade virtual, a gente consegue explicar os dois principais problemas de qualidade de água, que são o oxigênio dissolvido e a amônia. Consegue também explicar que uma das soluções é o aerador. Eu acho que vai ficar muito mais fácil para o produtor e os visitantes entenderem”.

A Tecnofam é uma promoção da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), que além de reunir apoiadores e parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas, conta com a participação de onze Unidades da Embrapa: Gado de Corte (Campo Grande/MS), Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Hortaliças (Brasília/DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Pantanal (Corumbá/MS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), Soja (Londrina/PR), Solos (Rio de Janeiro/RJ), Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).

Os interessados podem conferir a programação completa aqui: https://bit.ly/3APSHnh. A Tecnofam é uma realização do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam); Prefeitura Municipal de Dourados; Sebrae/MS; Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados.

O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).