Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
21º
Shopping Milk na Expo MS

Pecuaristas de leite com nova filosofia de produção

02 outubro 2009 - 00h00

Implantar uma nova filosofia na pecuária leiteira, este é o principal objetivo do GPL (Grupo de Produtores de Leite). Durante a Expo MS, o Grupo estará com o Shopping Milk, um espaço onde pecuarista receberá orientações sobre como melhorar sua produção e a rentabilidade.

“Não adianta o criador comprar uma vaca com uma genética elevada e produção excelente se ele não conhece a realidade de sua propriedade”, alerta o presidente do GPL, Armando Pereira da Silva. “Uma vaca de alta produtividade também é extremamente sensível, tem de receber ração, ficar à sombra não se movimentar muito. Se alguém compra essa vaca e coloca para ficar andando e comendo pasto pobre, ela não vai produzir”, explica.

É justamente para evitar esse tipo de frustração que o GPL foi formado, com parcerias de empresas respeitas em nutrição, sanidade e genética o grupo auxilia os produtores de leite como atingirem a maior produção de leite dentro das condições oferecidas por sua propriedade. “De uma forma geral, as pessoas não sabem escolher uma vaca. Olham para o tamanho e o peso e pensam: ‘se não der leite vai pesar 16 arrobas e eu mato e vendo’. Não é assim. Tem de ser avaliada a conformação do animal, a qualidade dos cascos, a capacidade digestiva e respiratória. Muitas vezes animais melhor adaptados a condições adversas vão produzir mais do que outro com alta qualidade genética”, detalha.

No pavilhão Shopping Milk estarão à disposição dos pecuaristas técnicos que vão conhecer a realidade de cada um e indicar o melhor tipo de animal. E, para quem quiser adquirir mais conhecimento, serão ministradas três palestras: Sanidade de Gado Leiteiro, Nutrição de Leite a Pasto e Seleção de Matrizes Leiteiras. “Todos os assuntos explicados de uma maneira simples para que todos possam compreender”, ressalta Silva. Na ocasião, quem estiver interessado em comprar um dos animais, poderá fazê-los.

Cerca de cinquenta exemplares das raças, girolando, gir leiteiro, pardo suíço, holandês e jersey estarão à venda em até cinco parcelas. Quem são O GPL surgiu com o objetivo do produtor (grande ou pequeno) conhecer melhor seu negócio da porteira para dentro, sabendo exatamente qual é o seu custos, e questões ligadas diretamente à gestão da propriedade.

Além disso, também era objetivo do grupo encontrar soluções para dificuldades de fora da porteira, como compra de insumos e preços mais lucrativos para o leite. Hoje, já são trinta os produtores que fazem parte do GPL, mostram que a organização é um fator fundamental no desenvolvimento sustentável de uma propriedade nos tempos atuais.

O grupo tem uma cadeira permanente na Câmara Setorial do Leite, órgão da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur) que discute temas pertinentes ao setor.