Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Oficinas para o produtores rurais serão oferecidas em Seminário

30 outubro 2009 - 00h00Por Sato Comunicação

Agroecologia; Práticas Sustentáveis de Hortifruti; Alimentação; Adubagem orgânica; Atividade consorciada e Captação de recursos. Essas são as oficinas oferecidas no Seminário Tecnologias Sociais que será realizado no dia 09 de novembro, segunda-feira, em Bonito.

 

O evento é voltado para produtores rurais do Estado de Mato Grosso do Sul e é oferecido pelo Projeto Território da Reforma, que tem como objetivo promover e difundir informações de pesquisas e experiências que impulsionam o setor rural.

 

Ministrada por Gustavo Nadeus Bijos, consultor do Sebrae/MS, a oficina de Atividade Consorciada Integração Fruticultura e Apicultura,que será realizada às 14 horas, apresenta algumas tecnologias de manejo de abelhas consorciadas com alguns tipos de cultura, como por exemplo frutas produzidas no Estado. “Os municípios de Cassilândia e Chapadão do Sul já utilizam colméias consorciadas com o plantio de soja e girassol. É uma alternativa que dá certo e quero mostrar isso aos produtores”, afirma o consultor.

 

Outra oficina que aborda o consórcio com frutas é a de Práticas Sustentáveis de Olericultura e Fruticultura, ministrada pelo educador do Senar/MS, Antonio Minari, às 16 horas. Ele conta que trabalha com fruticultura desde 1980 e sempre gostou das atividades de extensão rural. “Quero mostrar que o produtor não precisa de grandes recursos para a transformação e melhoria de suas atividades, ele pode aproveitar muito do que a própria propriedade oferece”, explica. Ainda será discutido na oficina: sustentabilidade, aproveitamento de adubação e técnicas simples de irrigação.

 

Serviço

 

O projeto de Apoio a Produção Sustentável do Território da Cidadania abrange 11 municípios: Terenos, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Nioaque, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bela Vista e Bodoquena.

 

Também podem participar do encontro, gestores públicos e privados com interesse na implementação de projetos, e que trabalhem para a promoção da tecnologia social.

 

O projeto é executado pela Fundação Educacional para Desenvolvimento Rural – FUNAR, em parceria com as prefeituras, SENAR/MS, FAMASUL e Sebrae.

 

A entrada é gratuita, e para obter mais informações e a programação completa do seminário, ligue no 0800-570-0800. Sobre o Projeto acesse o blog www.territorioadentro.blogspot.com.