Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
41ºmax
24ºmin
Notícias

Novas regras de comercialização para sementes de pastagens

16 setembro 2009 - 00h00

Uma nova Instrução Normativa do MAPA para a safra 2008/2009 traz expectativa de melhoria e benefícios para o setor. A Instrução Normativa determina que seja elevada a porcentagem mínima de sementes puras de algumas espécies de forrageiras (como exemplo as Brachiarias, com índice de pureza elevado de 40% para 60%), sendo assim o VC mínimo comercializado será de 36% (60% pureza X 60% germinação).

O novo pacote de regras pode gerar algumas duvidas em relação à aceitação dos pecuaristas à essa nova realidade. Uma vez que o pecuarista acostumado com sementes de baixo padrão agora terá que se ambientar com novos e mais altos índices de Valor Cultural (VC%) como 36% e 48% e 75%.

Outra questão importante é atentar para a dificuldade do órgão fiscalizador, devido às dimensões territoriais e ao grande numero de estabelecimento a serem fiscalizados como empresas, produtores e revendas. Essa dificuldade acarreta em uma desvantagem para as empresas que priorizam a qualidade de seus produtos e que respeitam a lei imposta pelo MAPA, em relação às empresas que ofertam sementes fora dos padrões estabelecidos ou piratas.

Marcos Paulo M. Corrêa, Engenheiro Agrônomo e Supervisor de Vendas da Sementes Manejo