Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
26ºmin
Notícias

MDIC apresenta à CNA sistema de monitoramento de barreiras comerciais

14 maio 2018 - 21h50Por CNA

Representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) se reuniram com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na sexta-feira (11), para apresentar o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras).

 
O sistema atua como ferramenta para tratar de barreiras tarifárias e não-tarifárias que dificultam o acesso das exportações brasileiras aos mercados internacionais. É um canal de diálogo entre o governo, associações, entidades privadas e empresas exportadoras.
 
“O SEM Barreiras foi criado para organizar a atuação do governo na identificação e mensuração de medidas que impactam as nossas exportações. Ele nasceu para facilitar e sistematizar todas as demandas que vêm do setor privado”, disse o coordenador do Departamento de Negociações Internacionais do MDIC, André Favero.
 
Segundo ele, as barreiras não-tarifárias, que são medidas que impedem a entrada de produtos em um determinado país, chegam a ter um custo adicional de até 20% nas exportações brasileiras e têm impactado o setor agropecuário.
 
“Às vezes nós temos uma demanda que pode atingir várias empresas do mesmo setor. Então para o governo é importante ter a noção exata de qual é o tamanho desse impacto até para saber qual é a medida ou o nível de interlocução que vai adotar”.
 
A assessora técnica em Economia e Inteligência Comercial da CNA, Gabriela Coser, explicou que a Confederação já vem trabalhando com essa questão e acredita que o sistema vai institucionalizar os processos dentro dos ministérios e de outros órgãos relacionados.
 
“Essa ferramenta vai melhorar o diálogo entre as empresas e os órgãos responsáveis, que podem solucionar os problemas de uma forma muito mais transparente e eficiente, já que todos os órgãos têm acesso à mesma informação”.
 
Gabriela afirmou ainda que a ideia é divulgar o sistema para que produtores, exportadores e demais empresas notifiquem as barreiras tarifárias.
 
“Precisamos mobilizar o maior número de pessoas que têm sofrido diariamente com a questão de barreiras às exportações, para que elas possam, por exemplo, informar regularmente os problemas. Assim, poderemos atuar junto com o governo não só para cobrar, mas também para buscar soluções de maneira conjunta”.

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados