Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Marfrig arrendará plantas do Margen e do Mercosul

23 setembro 2009 - 00h00

A Marfrig Alimentos S.A comunicou que firmou Protocolo de Intenções com os Frigoríficos Margen S/A e Mercosul S/A, para o arrendamento de 11 plantas frigoríficas que, juntas, possuem capacidade de abate de 8,8 mil cabeças de gado/dia e de uma indústria de charquearia com produção de 1.700 toneladas de produtos industrializados/mês. As unidades arrendadas estão localizadas nos estados de Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo o comunicado divulgado pela empresa, "a conclusão destes arrendamentos está condicionada a autorizações legais e processo de due diligence nas unidades arrendadas". Essa operação elevará a capacidade de abate da Companhia para 22.350 bovinos/dia no Brasil e para 30.150 bovinos/dia no total da Marfrig Alimentos S.A.

"A Marfrig considera estratégica essa operação num momento de gradual crescimento na oferta de gado e melhoria do comércio nacional e internacional". Associação e parceria A Marfrig Alimentos S.A., informou que firmou um compromisso vinculante para associação e aquisição inicial de 51% do Grupo Zenda, cuja atividade é a industrialização e comercialização de couros acabados e cortados, pelo valor estimado de US$ 49,5 milhões, a ser ajustado após a due diligence.

O compromisso também prevê a transferência das ações remanescentes de acordo com o desempenho operacional do negócio. O Grupo tem a capacidade diária de produção de até 7.000 couros acabados e cortados, tem sede no Uruguai e possui unidades na Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile, Hong Kong e China.

Com sede no Uruguai, o Grupo Zenda industrializa e comercializa couro de alta qualidade desde 1890 nos mercados doméstico e de exportação do Uruguai e em cada país onde atua, fornecendo seus produtos na indústria automobilística para clientes como BMW, Audi, Ford, Peugeot, VW, Porsche, Citröen, Nissan e Mitsubishi e para a indústria de aviação para clientes como Hawker Beechcraft, LAN, Aerolineas Argentinas e Pluna, além de seus clientes na indústria de tapeçaria.

No ano de 2008 o Grupo obteve um faturamento da ordem de 177 milhões de dólares norte-americanos. A diretoria e os corpos técnico, operacional e comercial do Grupo Zenda permanecerão na empresa nesta associação com o Grupo Marfrig, de forma a propiciar a troca de boas práticas e ganhos de escala com as demais divisões operacionais da Marfrig.

A Marfrig acredita que haverá benefícios significativos como resultado dessa transação, através de sinergias obtidas pela expansão de capacidade e pelo maior valor adicionado às suas operações com couro bovino no Uruguai e na Argentina. O Banco do Brasil atuou como assessor exclusivo da Marfrig na transação.

A empresa também ancuniou que firmou uma parceria comercial com o Grupo Martins (Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A, Smart Varejos e Banco Triângulo) pelo período de 5 anos, que visa buscar ganhos comuns nos canais de distribuição e logística dos dois grupos para atender seus clientes de varejo (restaurantes, açougues e supermercados), podendo ser prorrogado por igual período.

Essa iniciativa tem como objetivos ampliar a distribuição e a penetração dos produtos da Marfrig e do Grupo Martins, oferecer produtos e soluções a seus clientes do varejo e oferecer maior comodidade e conveniência a todos os consumidores dos produtos comercializados por ambas as empresas. "

Esta parceria está em linha com a estratégia do Grupo Marfrig de expandir sua atuação no segmento de varejo e de food service, ampliando sua presença geográfica no Brasil, diversificando seu portfólio com os produtos comercializados pelo Grupo Martins e atingindo novos consumidores com os produtos provenientes de sua plataforma de operação em bovinos, aves, suínos e ovinos do Brasil e do Exterior".

As informações são da Marfrig Alimentos S.A., resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.