Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Líder rural assume ministério da Agroindústria da Argentina com desafios no horizonte

01 novembro 2017 - 00h00Por Notícias Agrícolas

Após demonstrar insatisfação com a gestão de Ricardo Buryaile, o presidente da Argentina, Maurício Macri, substitiu o ministro na pasta da Agroindústria por Luis Miguel Etchevehere, um líder rural no país, presidente da Sociedade Rural Argentina (SRA).

Como destaca o La Nación, Macri sempre teve apreço por Etchevehere e, agora, concretizou o objetivo de tê-lo em seu Governo.

Nos últimos meses, vinham crescendo as versões sobre a iminente chegada de Etchevehere a este cargo, enquanto também circulavam boatos de que Macri o queria para ser embaixador nos Estados Unidos.

Com um discurso crítico contra o anterior governo por conta das restrições às exportações ao Campo, o agora ministro da Agroindústria era sempre citado pelo presidente da Argentina quando algum de seus discursos trazia à tona o tema do agronegócio.

O jornal argentino destaca que há vários desafios internacionais a serem enfrentados pelo novo ministro, como a reversão da sanção contra o biodiesel do país pelos Estados Unidos, a abertura deste mesmo mercado para a carne bovina e uma melhora nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia no que diz respeito aos temas agrícolas.

Os dirigentes das Confederações Rurais Argentinas, Coninagro e Federação Agrária expressaram sua satisfação com a designação do ruralista. Em uma enquete realizada pelo Twitter do La Nación, 63% dos produtores se mostraram a favor, enquanto 37% declararam ser contra.