Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
Notícias

Instrução Normativa inicia processo de mudança do Sisbov

18 dezembro 2009 - 00h00Por MAPA

O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos -Sisbov- passa a ser denominado Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos. A decisão foi publicada, nesta quinta-feira (17/12), no Diário Oficial da União (DOU), pela Instrução Normativa N° 65.

A adesão de pecuaristas e demais segmentos da cadeia produtiva ao sistema é voluntária, mas fornecedores de carnes aos mercados que exigem identificação por animal terão que seguir as normas. Os que não se adequarem às regras ficarão sujeitos às restrições dos países que impõem rastreabilidade.

Após a alteração do nome do Sisbov, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidirá as normas operacionais para implantação e manutenção do sistema, que entrará em consulta pública nos próximos dias.

“O objetivo é adotar medidas de integração e organização de informações, em banco de dados único, reunindo as operações dos sistemas estaduais de defesa sanitária (cadastro nas unidades veterinárias locais e controle de movimentação pela Guia de Trânsito Animal) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif), que confere a certificação oficial das carnes”, informou Kroetz.