Campo Grande (MS) se prepara para receber, de 4 a 7 de novembro de 2026, o Agroecol 2026, evento que reunirá pesquisadores, agricultores, estudantes, técnicos, representantes de movimentos sociais, povos tradicionais, organizações e integrantes do poder público para discutir os desafios da agroecologia diante da crise climática. As atividades serão realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com programação científica, atividades práticas, culturais e de campo.
Com o tema “Ciência, Movimento e Prática: Como superar a crise climática? ”, o encontro propõe aproximar a produção científica dos conhecimentos construídos por agricultores familiares, extrativistas, povos tradicionais e demais atores envolvidos na produção de alimentos e na conservação dos territórios. Segundo a organização, o Agroecol funciona como um espaço de partilha técnico-científica e de experiências práticas, voltado à construção de conhecimentos agroecológicos, ao fortalecimento de redes e à ampliação dos canais de comercialização da produção biodiversa.
A programação preliminar começa no dia 4 de novembro, com reunião da Comissão de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul (CPOrg) e encontros dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs). Também está previsto o 9º Seminário Estadual de Educação do Campo de Mato Grosso do Sul.
No dia 5, os debates terão como foco os sistemas agroflorestais e a crise climática, além de temas relacionados à conservação, restauração e extrativismo no Pantanal. A programação prevê ainda a exibição de documentário e, à noite, a solenidade oficial de abertura do Agroecol 2026.
Já no dia 6, serão realizadas oficinas práticas e teóricas, apresentações de trabalhos e novas mesas temáticas. Entre os assuntos previstos estão o 1º Encontro dos Povos Originários de Mato Grosso do Sul e a agricultura urbana. O encerramento da programação acadêmica também está previsto para essa data. No sábado, 7 de novembro, o evento segue com atividades de campo e vivências. Durante os dias 4, 5 e 6, haverá ainda atividades culturais e feira.
Ciência e experiência no mesmo espaço
A programação científica do Agroecol 2026 contempla diferentes áreas relacionadas à agroecologia. Entre os grupos temáticos estão desenvolvimento territorial em bases agroecológicas; manejo de agro ecossistemas sustentáveis; redes de comercialização e economia solidária; agricultura familiar e produtos da sociobiodiversidade; conservação dos recursos naturais; sistemas agroflorestais; educação do campo; construção de conhecimentos agroecológicos; sementes e propágulos; saúde e agroecologia; e produção animal agroecológica.
Os participantes também poderão apresentar artigos completos, resumos expandidos e relatos de experiências. Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados na revista Cadernos de Agroecologia, conforme as normas divulgadas pela organização.
A proposta mantém uma característica histórica do Agroecol: promover o diálogo entre diferentes formas de produção e conhecimento. A trajetória do evento começou em 2002, em Campo Grande, quando o primeiro seminário reuniu 686 participantes de mais de 50 entidades. Desde então, o encontro passou por diferentes municípios e incorporou debates relacionados à agricultura familiar, sistemas alimentares, educação do campo, conservação ambiental e mudanças climáticas.
Agroecologia diante da crise climática
A questão climática ocupa lugar central na edição de 2026. A programação coloca em discussão estratégias de produção que associam conservação ambiental, biodiversidade, segurança alimentar e fortalecimento das comunidades rurais e urbanas.
O tema dá continuidade a debates realizados em edições anteriores. Em 2024, o Agroecol teve como tema “Água e Clima: Direito à Vida” e reuniu 515 participantes, representantes de 178 instituições e organizações. Ao final do encontro, os participantes elaboraram uma carta com propostas relacionadas ao fortalecimento da agroecologia, da agricultura familiar, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, além de ações nas áreas de pesquisa, educação, comercialização e assistência técnica.
Para 2026, a expectativa é ampliar esse diálogo, colocando no mesmo espaço pesquisadores e comunidades que vivenciam diretamente os desafios relacionados à produção de alimentos, à conservação dos recursos naturais e às transformações provocadas pelo clima.
Mais do que um encontro acadêmico, o Agroecol 2026 se apresenta como um espaço de conexão entre ciência, práticas produtivas e conhecimentos tradicionais, buscando discutir alternativas para sistemas alimentares mais sustentáveis e fortalecer as redes de agroecologia em Mato Grosso do Sul e em outras regiões.
SERVIÇO:
Agroecol 2026 – Ciência, Movimento e Prática: Como superar a crise climática?
Data: 4 a 7 de novembro de 2026
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS)
Público: produtores rurais, pesquisadores, estudantes, técnicos e comunidade em geral.
Site oficial: https://agroecol.ufms.br/
Instagram: https://www.instagram.com/agroecol2026/




