Menu
Busca quinta, 16 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
16º
PESQUISA

Governo chinês envia comitiva a Goiás e visita Fazendas da Embrapa no Estado

A comitiva foi formada pelo reitor, diretores e professores da Universidade, além de membros da Embaixada chinesa no Brasil

25 janeiro 2024 - 11h20Por Embrapa

A Embrapa Arroz e Feijão recebeu em sua sede, nas Fazendas Capivara (Santo Antônio de Goiás) e Palmital (Goianira), uma delegação chinesa composta por membros da Universidade Agrícola Yunnan (YAU), instituição de ensino daquele país voltado para a Agricultura. A comitiva foi formada pelo reitor, diretores e professores da Universidade, além de membros da Embaixada chinesa no Brasil e de Paula Coelho, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura de Goiás.

O encontro teve início no período da manhã, com apresentação do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Unidade, onde foram recebidos pelo chefe-geral do centro de pesquisa, Elcio Guimarães, e pelo curador do acervo de arroz, pesquisador Flávio Breseghello, que discorreu sobre os processos de seleção, caracterização e conservação das sementes. As conversas se deram em torno da importância da orizicultura para China, maior produtor dessa cultura no Planeta, e Brasil, país que lidera a produção fora do continente asiático.

À tarde, com integração do secretário de agricultura Pedro Leonardo Rezende, a delegação chinesa foi aos campos experimentais da Fazenda Palmital, onde são realizadas as pesquisas com arroz irrigado por inundação e grãos especiais. De volta à sede de Santo Antônio, foram aos experimentos de arroz de sequeiro, cultura que chamou muito a atenção da comitiva. Nesses momentos, estiveram na apresentação os pesquisadores José Colombari Filho e Adriano Castro.

A comitiva veio a Goiás por meio de convite do Governo do Estado e solicitou que fosse inserida na agenda a vista à Embrapa Arroz e Feijão. Os chineses permanecem em terras goianas por quatro dias, onde serão acompanhados pelos pesquisadores da Embrapa, para que conheçam diversos polos produtores do arroz, como os Municípios de Flores de Goiás e Hidrolândia, locais em que a cultura de terras altas tem sido adotada com bastante sucesso em pivô central.