Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
Notícias

FPA debate desenvolvimento regional com representantes da Sudeco

22 junho 2018 - 23h27Por FPA

A presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), recebeu, nesta quarta-feira (20), representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O objetivo é estreitar a parceria com os parlamentares nas ações de fortalecimento do desenvolvimento econômico e social da região, por meio da garantia de recursos orçamentários.

Na ocasião, com a presença do ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), foram apresentados os instrumentos de ação da Sudeco e as contratações já realizadas, bem como seus impactos no desenvolvimento regional dos estados contemplados pela Superintendência: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
 
O principal pleito da Superintendência é assegurar, por meio das emendas parlamentares, recursos tanto para a proposta orçamentária do ano de 2019 ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) quanto para o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
 
Regulamentado em 2013, o FDCO não recebeu nenhum recurso pelo Tesouro Nacional em 2018. O Fundo financia empresas com empreendimentos de infraestrutura ou considerados estruturadores da economia, visando o fortalecimento da atividade produtiva regional.
 
Para a presidente da FPA, deputada Tereza Cristina, o trabalho realizado pela Sudeco contribui para a geração de renda e emprego na região, além do crescimento social. “O encontro foi promissor. O principal pedido foi na garantia das emendas parlamentares para o orçamento de 2019. Faremos o possível para continuar garantindo o desenvolvimento regional dos estados, não só do Centro-Oeste, mas de todo o país”, ressaltou a presidente.
 
O ministro Carlos Marun destacou a importância da Sudeco, como ferramenta essencial para o desenvolvimento do Centro-Oeste. “O potencial econômico e social da região é alavancado por meio dos projetos realizados pelos fundos da Sudeco, o FCO e o FDCO. Essa relação mais próxima é primordial para que as ações desenvolvidas continuem contribuindo para o crescimento dos estados contemplados”, afirmou Marun.
 
Segundo o superintendente da Sudeco, Marcos Derzi, a garantia de subsídios é de vital importância para a continuidade dos convênios firmados que já demonstraram, por meio dos resultados obtidos, crescimento econômico e social expressivo do Centro-Oeste desde 2014, quando a Sudeco foi reestruturada. “O principal desafio é assegurar recursos para essas ações, em um momento difícil pelo qual o país passa. Por isso a importância de uma parceria, cada vez mais profícua, com os parlamentares”, defendeu Derzi.
 
Compartilhe isso: