Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
SUINOCULTURA

Foto de porco gigante de 340 quilos viraliza nas redes sociais

O animal que estava prestes a ser carneado rendeu sete latas de banha, além de grande quantidade de carne e linguiça

29 agosto 2022 - 08h57Por Canal Rural

A foto de um porco gigante prestes a ser carneado (ato de abater o gado e preparar a carne para secar) viralizou nas redes sociais. A postagem feita por Giovani Grizotti do suíno que tem peso de 340 kg obteve mais de 13 mil curtidas, 2,8 mil compartilhamentos e 1,2 mil comentários no Facebook.

Segundo a postagem, o animal rendeu sete latas de banha, mais uma grande quantidade de carne e linguiça. Grizotti inclusive brinca na publicação que além das carnes, faria também torresmo. Nos comentários, vários perfis elogiaram o cuidado com o porco fazendo com que ele conseguisse chegar a esse tamanho.

“Parabéns foi muito bem cuidado, se precisar de alguém para ajudar a consumir só quero um torresminho”, escreveu um dos perfis. Contudo, outras pessoas denunciaram a foto, acusando seus donos de serem cruéis com o porco por cria-lo durante tanto tempo e depois levá-lo ao abate.

“Misericórdia! Que cena horrível! Poderia dizer: tantos anos de sofrimento! Ser criado e assassinado ( certamente com muita dor, medo, etc) para que humanos tenham alguns minutos de paladar! Muito triste esta cena”, comentou uma leitora.

Porco com esse peso, é raro?

De acordo com o pesquisador Elsio Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves suínos de 340 kg são raros nos dias de hoje. Isto se deve porque vende-se a maioria dos suínos normalmente em peso de comércio (120 kg) e no máximo sete meses de idade. Além disso, são também comercializadas e abatidas as porcas e os varrões que produzem os suínos comerciais.

Estes representam uma pequena parcela em relação aos anteriores geralmente alcançando de 250 a 300 kg de peso vivo. Contudo não são animais terminados para produção de banha e sim abatidos quando a produção de leitões já não atende a produtividade esperada da porca.

Figueiredo ainda ressalta que existem raças nas quais os porcos são muito grandes, como Landrace, Large White e Duroc. Estes animais continuam crescendo e engordando se bem alimentados. No caso deste porco, o pesquisador diz que o animal aparecendo na foto pode ser um Landrace ou Large White, ou híbrido dessas duas raças. Caso ele seja macho, castrado e engordado com a ração certa para engorda, ele produz essa quantidade de banha facilmente.