Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
Notícias

Embrapa Tabuleiros Costeiros participa da Semana de C&T

19 outubro 2009 - 00h00Por Portal do Agronegócio

No período de 19 a 25 de outubro, instituições de pesquisa de todo o Brasil, incluindo a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), estarão unidas no intuito de sensibilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) ocorre anualmente em todo o Brasil e tem o papel de mostrar a importância da ciência e tecnologia na vida das pessoas e proporcionar a discussão e divulgação das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Em Sergipe, o evento vai ocorrer em quatro cidades pólos com uma vasta programação: mais de 300 atividades que vão desde feiras científicas a mostras de vídeos. Ao todo 15 parceiros estão envolvidos na construção da Semana no estado.

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) – Instituição vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec) – e a Embrapa Tabuleiros Costeiros - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Sergipe, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - são as realizadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema Ciência no Brasil, em Sergipe.

Além de ser uma das realizados do evento, a Embrapa Tabuleiros Costeiros participará de ações incluídas no ‘Portas Abertas’ (a comunidade, por meio de agendamento prévio, conhece as instalações da instituição) ‘Ida de Cientistas às Escolas’ (pesquisadores ministram palestra) ‘Eventos de Interiorização’ (visitas e realização de atividades em campos experimentais).

Na segunda-feira, 19, estudantes das escolas João Alves Filho e Barão de Mauá visitam as instalações e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. No dia 21, alunos da Escola Estadual Petrônio Portela vão conhecer a Reserva Ecológica do Caju, em Itaporanga D´Ajuda, onde a Embrapa desenvolve diversos projetos inclusive de gestão ambiental. E no dia 22, será a vez de estudantes da Escola Agrícola de Itabaiana visitar o Campo Experimental Pedro Arle, em Frei Paulo. Os alunos vão conhecer o projeto de melhoramento genético de ovinos Santa Inês.

Na capital, os pesquisadores Marcus Cruz e Julio Roberto Araujo Amorim ministram a palestra “Água: conhecer para preservar” nos colégios Intelectus e Amadeus nos dias 21 e 23, respectivamente. Dentro das atividades paralelas, a Embrapa Tabuleiros Costeiros está envolvida na realização do 17º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 4º Congresso Brasileiro de Tecidos de Plantas (http://www.cbaracaju.com.br/). Outro evento que fez parte das atividades da Semana de C&T foi o seminário Seminário do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite), em Nossa Senhora da Glória, realizado no dia 15. No dia 16, sexta-feira, foi realizado no hotel Aquários, em Aracaju, um café da manhã no qual foi apresentado à imprensa, aos parceiros e aos demais convidados a programação da SNCT.