Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS

Embrapa divulga resultados preliminares de custos mundiais de produção de suínos

O encontro deste ano aconteceu na cidade de Szekszárd, na Hungria, de 27 a 29 de junho deste ano

19 agosto 2022 - 12h23Por Embrapa

A Embrapa Suínos e Aves está divulgando três gráficos com os resultados preliminares dos custos mundiais de produção de suínos referentes a 2021. Os números foram apresentados durante a reunião anual do Grupo para Comparação dos Custos de Produção na Suinocultura (InterPIG). O encontro deste ano aconteceu na cidade de Szekszárd, na Hungria, de 27 a 29 de junho, e foi organizado em conjunto com a reunião anual da rede Agri Benchmark (agribenchmark.org) e o Instituto de Pesquisa em Economia Agrícola da Hungria (aki.gov.hu).

Segundo Marcelo Miele, pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves, o principal objetivo é “trazer informações para os agentes da cadeia produtiva no Brasil sobre o grau de competitividade dos seus principais concorrentes”. As estimativas definitivas e a análise dos resultados estarão disponíveis até o final do ano na Central de Inteligência em Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa (embrapa.br/suinos-e-aves/cias). Na página da CIAS, podem ser consultados os custos mundiais desde 2010.

A reunião InterPIG ocorre anualmente, envolvendo as principais instituições de pesquisa que estudam a competitividade da suinocultura nos principais países produtores. A Embrapa Suínos e Aves participa desde 2008 com estimativas para Santa Catarina, onde conta com a parceria da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), e para Mato Grosso, onde conta com a parceria do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat).