Os representantes diplomáticos da Bolívia e do Paraguai, que estiveram presentes na manhã de hoje ao pré-lançamento da 72ª Expogrande (18 a 28 de março), disseram que, com a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de abertura da feira, fica mais provável que os mandatários de seus países também compareçam ao evento.
Na ocasião, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, entregou aos diplomatas convites que serão repassados aos presidentes dos dois países.
“Vou encaminhar este documento para a embaixada, em Brasília, para que o convite seja feito através do órgão competente”, disse a consulesa do Paraguai Elisa Rolón. “É grande a possibilidade de que o nosso presidente [Fernando Lugo] venha, porque é uma questão de integração. O Paraguai é muito parecido com Mato Grosso do Sul”, comparou.
Enrique Garrón Ruiz, cônsul geral da Bolívia, disse vai entregar o convite também para as associações de pecuaristas de seu país, e frisou que é muito importante a presença de Lula, não só para que os outros chefes de estado compareçam, “mas, sobretudo, porque a pecuária é fundamental para o Brasil”.