Menu
Busca quarta, 22 de maio de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
27º
AGRICULTURA FAMILIAR

Conhecimentos agrícolas e fantasias entusiasmam crianças na Tecnofam Kids em Dourados

Cerca de 550 crianças participaram da Tecnofam Kids, durante as atividades da Tecnofam, realizada em Dourados de 16 a 18 de abril

25 abril 2024 - 10h59Por Embrapa

Cerca de 550 crianças participaram da Tecnofam Kids, durante as atividades da Tecnofam, realizada em Dourados de 16 a 18 de abril. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino, em sua maioria da 5ª série, participaram de um roteiro preparado com uma narrativa envolvente que reuniu elementos de fantasia e educação sobre a Agricultura Familiar. A história gira em torno dos personagens: a Fada da Ciência, o Cientista Maluco, a Contadora de Histórias e os Semeadores Kids, cada um representando diferentes aspectos da pesquisa, da agricultura e da evolução das atividades no campo.

As fantasias dos personagens foram cuidadosamente selecionadas para refletir os temas abordados. A Fada da Ciência personifica a magia da descoberta e da experimentação, enquanto o Cientista Maluco traz uma abordagem divertida e exploratória para os conceitos científicos relacionados à agricultura. A Contadora de Histórias desempenha um papel crucial na introdução das crianças ao universo agrícola de forma lúdica e cativante. Já, os monitores, foram chamados de “Semeadores Kids”, todos foram identificados vestindo camisetas especialmente confeccionadas para o evento, contendo símbolos visuais do crescimento das sementes e com bonés árabes com a figura do semeador simbolizado por um passarinho, representando o ato de semear e cuidar das plantas. 

Cada cor utilizada nas fantasias, nos balões e nos objetos presentes na decoração do ambiente e das cadeiras do espaço Tecnofam Kids trouxe um significado específico: o marrom representa a terra fértil, o amarelo simboliza a energia solar que alimenta o crescimento das plantas, e o verde representa o germinar da natureza. O azul claro e o laranja, por sua vez, representam a cor do céu, tanto ao longo do dia quanto ao entardecer.

A história foi escrita pela empregada da Embrapa Agropecuária Oeste, Maria Aparecida Campos Arruda Silveira e a narrativa se desenrola gradualmente, iniciando com o papel da Contadora de Histórias, personagem interpretada por Sônia Morel, que trabalha há mais de 12 anos com contação de histórias em Dourados. Por meio de sua participação, a personagem Contadora de Histórias apresentou às crianças os conceitos básicos do trabalho agrícola, desde a germinação das sementes até o crescimento das plantas. Ao longo de sua interpretação, o dia a dia das famílias rurais é envolvido nessa jornada educativa, culminando com a apresentação do conceito de agricultura familiar, em que o excesso de produção do campo é comercializado para o público urbano.

“O roteiro da Tecnofam Kids 2024 combinou elementos de fantasia, educação e conscientização sobre a importância da Agricultura Familiar, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para as crianças”, explica a coordenadora da Tecnofam Kids e técnica de segurança do trabalho da Embrapa Agropecuária Oeste, Franciele Fatima da Costa. Ela explica ainda que tudo foi feito com muito carinho e cada detalhe do projeto foi inserido com uma intencionalidade, buscando envolver todos os sentidos das crianças presentes.   

Após a contação de histórias, os estudantes desfrutaram de lanche, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação de Dourados (Semed), parceira da Tecnofam Kids. Além do lanche, a organização das caravanas escolares e transporte dos alunos  foi feita pela equipe da Semed. “Cada uma das dez escolas visitantes veio acompanhada de professores e, algumas contaram com a presença de gestores escolares”, conta o coordenador da Tecnofam Kids e pesquisador Luís Antonio Kioshi Aoki Inoue.

A Diretora Adjunta da Escola Municipal Etalívio Penzo, Sueli Barbosa Macedo, acompanhou os 35 alunos do 5º ano, nas atividades da Tecnofam Kids. Ela disse que em termos de conteúdo, os alunos estão aprendendo sobre as diferenças entre o rural e o urbano, os tipos de paisagens, de relevo e de solo, conhecimentos apresentados nas disciplinas de ciências e de geografia e conclui “essa é uma ótima oportunidade de aprender por meio de visitas que permite um convívio com a prática do campo”. Ela acrescentou ainda que os alunos ficaram entusiasmados com o que viram na Tecnofam e disse “gostaram muito da piscicultura, de visitar o cultivo de abobrinhas suspensas e da hidroponia. Tudo isso chamou muita atenção deles”. 

“A Tecnofam Kids é uma oportunidade imprescindível para os nossos estudantes. Tenho certeza que os alunos que participram dessa atividade terão suas vidas marcadas por essa experiência. O contato com a terra e com o conhecimento científico contribuem com a formação de cidadãos de bem, de pessoas conscientes e, acima de tudo, comprometidos com a comunidade”, enfatizou o secretário da Semed, Carlos Vinicius da Silva Figueiredo. 

A Tecnofam Kids 2024 foi coordenada pela Embrapa Agropecuária Oeste, que além dos coordenadores contou com a participação de seis empregados e de seis alunos do IFMS. A Embrapa Pantanal também participou das atividades, apresentando suas tecnologias e contou com a presença da Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), Rosilene Gutierrez e do técnico Marcos Tadeu Borges Daniel Araujo. A Tecnofam Kids contou com apoio da Semed, da Semafes, do Sinpaf, Agromix Agroindustrial e IFMS.