Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
BOVINOCULTURA

Conheça o Hallikar, o boi mais resistente do mundo

A raça bovina indiana Hallikar (lê-se Rálicar) é conhecida pelos seus chifres peculiares e também pela sua força e resistência

12 setembro 2022 - 10h25Por Canal Rural

A raça bovina indiana Hallikar (lê-se Rálicar) é conhecida pelos seus chifres peculiares e também pela sua força e resistência. O Hallikar, o boi mais resistente do mundo, é uma raça zebuína do grupo de animais com origem na cidade de Mysore, no Estado de Karnataca, na Índia. O bovino é parente da nossa raça mãe, o Nelore. 

Considerada a melhor raça bovina do sul da Índia, o animal é originário da subtribo da comunidade Golla. A resistência do Hallikar é comprovada por seus criadores que costumam usar o animal para o trabalho. Ele pode puxar uma carroça pesada a uma distância de 40 milhas por dia, ou seja, 64 quilômetros, três vezes mais que uma comitiva pantaneira. 

O animal pode ter um bom desempenho no trabalho mantido em sistema semi-intensivo, principalmente quando a alimentação é composta por forragem verde como sorgo e painço. Por ser um animal sagrado na Índia, o Hallikar pode ser visto no famoso esporte rural Hori Habba, que é praticado nos distritos de Karnataka, durante o festival religioso Diwali.

Decorado com flores, trajes coloridos e até coroas, o animal passa por um imenso corredor em meio a multidão, no qual as pessoas tentam como prêmio obter qualquer peça do sagrado animal. No ano 2000, o Governo da Índia e o departamento de correios, com o intuito de comemorar a raça, lançou um selo postal em sua homenagem.

Característica peculiar 

O boi mais resistente do mundo, não é tão grande. O Hallikar, é pequeno a médio porte e tem corpo compacto, pernas longas e delgadas. Contudo os machos adultos pesam em torno de 340 quilos e as fêmeas 227 quilos. A pelagem do animal varia da cor branca à cinza escuro. O que chama atenção neste gado também são seus longos e finos chifres.

Eles emergem próximos uns aos outros e são inclinados para cima e para trás em linha reta. Além disso, os animais ainda têm uma leve envergadura para a frente e ligeiramente para dentro, terminando com as pontas pontiagudas. No Brasil não se tem registros de fazendas que criam a raça, no entanto, o mais próximo que se tem do Hallikar, é em saber que fez parte da origem do Nelore, juntamente com outras raças como o Ongole e o Gir.