Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Começa período da semeadora de soja no Mato Grosso do Sul

21 outubro 2009 - 00h00Por Safras

O período de semeadura de soja em Mato Grosso do Sul começa a partir de hoje, de acordo com o zoneamento agrícola do Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a safra 2009/10. O prazo de semeadura segue até o dia 31 de dezembro, podendo terminar antes disso, dependendo do município.


O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Claudio Lazzarotto, explica que o dia 21 de outubro representa o início do período em que as condições de luminosidade, insolação e temperatura permitem o pleno desenvolvimento das plantas de soja. "Por consequência, é a chance de obtenção de máxima produtividade", destaca.


Ele lembra que este período é recomendado pela Embrapa Agropecuária Oeste desde a década de 80, quando as perdas de produtividade, por causa de estiagens ou excesso de chuvas, eram pouco frequentes.


Desde a safra 2001/02, quando, contrariando as recomendações da pesquisa, começou-se a antecipar a semeadura, a sucessão e intensidade das perdas aumentaram. "Tais perdas, embora atribuídas exclusivamente a diversidades climáticas, são agravadas pelo não escalonamento de plantio e cultivares, e pelo monocultivo de soja e milho safrinha", informa Lazzarotto.


Ele acrescenta que a consequência disso é que há uma redução na retenção de água disponível para as plantas e uma diminuição na capacidade das plantas em aproveitarem a água disponível.


Zoneamento
O Mapa orienta que o produtor siga o zoneamento porque ele indica que, em dez safras, há a possibilidade de se obter sucesso em pelo menos oito. Para ter direito ao Proagro, Proagro Mais e seguro rural, o produtor deve seguir as recomendações da norma. A concessão de crédito rural de alguns agentes financeiros também é condicionada ao uso do zoneamento.