Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Brasil deve atingir novo recorde com exportação de soja

30 abril 2018 - 23h25Por Revista Globo Rural
Brasil deve atingir novo recorde com exportação de soja

As exportações de soja do Brasil devem atingir um novo recorde em 2018 ao redor de 70 milhões de toneladas, projetou a consultoria INTL FCStone, em nota divulgada nesta sexta-feira, 27. Os embarques de produto brasileiro serão impulsionados pela quebra de safra da Argentina, que deve fazer com que o país exporte volume menor de soja em grão, conforme a consultoria.

 
"Os embarques brasileiros de soja devem continuar bastante aquecidos nos próximos meses, com volumes bem elevados inclusive no segundo semestre do ano, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando foram exportadas mais de 24 milhões de toneladas da oleaginosa no período", disse a analista de mercado da FCStone Ana Luiza Lodi, na nota.
 
Outro fator que pode favorecer as exportações brasileiras é se a tarifa de importação de 25% anunciada pela China à soja norte-americana entrar realmente em vigor, segundo a consultoria. Ana Luiza destacou que a procura pela soja brasileira está aquecida, com os prêmios nos portos elevados, apesar de não estarem mais no pico alcançado quando a taxa foi anunciada.
 
"No período do anúncio, inclusive, no começo de abril, o grão brasileiro perdeu competitividade em relação ao norte-americano, com o fortalecimento dos prêmios domésticos e a queda de preços nos EUA", afirmou a analista.A consultoria disse ainda que a soja brasileira de Sorriso (MT), exportada para a China, ainda chegaria R$ 42,00 por tonelada mais cara ao país asiático em comparação ao grão norte-americano com origem em Iowa. Segundo a FCStone, além dos prêmios fortalecidos, os custos de frete também estão altos em meio à grande procura. Nem mesmo a forte valorização recente do dólar conseguiu compensar totalmente esses fatores que deixam a soja brasileira menos competitiva.
 
Ainda assim, destacou a consultoria, nas duas últimas semanas, as vendas de exportação de soja dos EUA foram mais fracas.Ainda conforme a FCStone, as exportações brasileiras de soja ganharam força na semana encerrada em 20 de abril, quando somaram 3 milhões de toneladas, levando o acumulado de abril a 7,4 milhões de toneladas. Caso a média diária dos primeiros 15 dias úteis do mês seja mantida, as exportações devem superar 10 milhões de toneladas, segundo a consultoria. A FCStone destacou que os embarques de soja já somam 20,7 milhões de toneladas do início de janeiro até a terceira semana de abril, nível próximo ao alcançado em igual período de 2017, quando as vendas externas totalizavam 21 milhões de toneladas.