Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Bolsa e BNDES criam indicador verde

16 dezembro 2009 - 00h00Por O Globo

A BM&F Bovespa e o BNDES anunciaram ontem que estão desenvolvendo o Índice Carbono Eficiente, a ser lançado em 2010. O objetivo é estimular as companhias de capital aberto a reduzirem suas emissões de gases causadores do efeito estufa.
 
O anúncio foi feito durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), em Copenhague.
 
O Índice Carbono Eficiente será estruturado a partir do IBrX-50, composto pelas 50 ações mais negociadas na Bolsa.
 
O cálculo vai considerar as fontes de emissões de gases do efeito estufa pelas companhias. O peso de cada ação no índice terá como base a participação da empresa no IBrX-50 e sua eficiência energética. Quanto menor a relação entre as emissões dos gases do efeito estufa e a receita da empresa, maior será sua eficiência.
 
A BM&F Bovespa também informou que realizará o primeiro leilão de créditos de carbono voltado para o mercado voluntário no próximo dia 22. Serão leiloadas 240 mil toneladas de créditos de carbono da Voluntary Carbon Standard (VCS), instituição internacional associada à Carbono Social Serviços Ambientais. As reduções de emissões foram geradas a partir de projetos de biomassa renovável geridos pela Carbono Social em 12 cerâmicas brasileiras, nos estados de Rio, São Paulo, Pará, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais.