Menu
Busca quinta, 24 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
31ºmax
19ºmin
Notícias

Boi gordo deve ser pouco afetado com oscilações do dólar

11 junho 2018 - 00h34Por DBO Rural

 A explosão recente da cotação do dólar causou dor de cabeça em diversos setores da economia brasileira, no entanto ela deve ter pouco impacto na cadeia produtiva da carne. Segundo o analista de mercado da Scot Consutoria, Alex Lopes, grande parte dos contratos de exportações de carne já estavam fechados e não acompanharam essa guinada de preços.

Na última quinta-feira, 7 de junho, a moeda americana chegou a ser cotada a R$3,95, maior patamar em mais de dois anos. A disparada obrigou o Banco Central a anunciar uma intervenção e a moeda caiu para R$ 3,74 na tarde desta sexta-feira.
 
Lopes acredita que a partir de agora as exportações de carne retomarão seu ritmo de alta, após 10 dias de paralisação em virtude da greve dos caminhoeiros. No entanto, o analista destaca que sozinhas elas não têm poder para interferir no preço da arroba, uma vez que o mercado doméstico absorve 80% da produção e apenas 20% são exportados.
 
“O maior impacto no mercado do boi é causado pelo consumo interno. Mesmo que os embarques ampliem sua participação em 1 ou 2%, não deve ser o suficiente para causar grandes variações no boi gordo e no preço da carne no mercado interno”, explicou.
 
Se o boi gordo não é diretamente afetado pelo dólar, o mesmo não se pode dizer em relação às matérias-primas utilizadas na dieta dos animais no confinamento, como milho, farelo de soja, polpa cítrica e etc. Esses insumos sofrem alterações diárias de acordo com a cotação da moeda norte-americana.
 
“Ainda não temos nenhuma análise concreta, mas é esperado uma alta significativa nos custos da engorda dos animais no cocho para este ano. No entanto, ainda é cedo para prever como isso irá impactar a atividade pois temos que aguardar o comportamento da arroba no mercado futuro. A tendência é de alta, mas é necessário avaliar se essa ‘provavel’ alta será suficiente para cobrir os custos”, concluiu Alex Lopes.

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida