Menu
Busca sábado, 24 de julho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
33ºmax
17ºmin
Notícias

Acrissul recebeu etapa do campeonato do Núcleo Sul-mato-grossense

26 outubro 2017 - 00h00Por Cavalus

Aconteceu dia 21 de outubro, a primeira etapa do NTRMS de Ranch Sorting, na Acrissul, Parque Laucídio Coelho, junto a 1ª Expoequestre (que vai até dia 29), na cidade de Campo Grande/MS. Provas válidas pela RSNC e pela ABQM movimentaram competidores sulmatogrossenses. O estado que tem uma tradição com provas de boi, como Laço Comprido, abraçou de forma muito importante a introdução do Ranch Sorting.

Segundo os organizadores, foram 60 Inscrições nas provas válidas pela ABQM e 98 inscritos nas categorias válidas somente para o ranking da RSNC, com cerca de R$ 7.000,00 distribuídos de premiação. Esta etapa marcou a estreia no Brasil da prova denominada ‘Three Men Two Gates’, que em tradução livre quer dizer ‘Três Homens Dois Portões’. No Ranch Sorting, dois competidores devem levar uma boiada, numerada de 0 a 10, de um curral para o outro, na ordem determinada pelo número sorteado pelo juiz, no menor tempo possível. Já nessa nova categoria, a pista é modificada para ter duas passagens e três conjuntos devem apartar o gado, de forma ordenada, podendo ser levado de um curral para o outro passando pelos dois portões. Há um tempo máximo, que pode variar, nas duas situações, entre 60, 75 ou 90 segundos,  em função das somatórias de handicaps que estão competindo.

“Foi um sucesso absoluto a introdução da categoria Three Men Two Gates na prova em Campo Grande, com muitos elogios e adesão local. Acreditamos que este modelo de Ranch Sorting, com três competidores, será um sucesso tão grande quanto a prova comum, com dois competidores, pois a adrenalina é alta devido o dinamismo da prova. É essencial também a interação entre os competidores no aparte do gado e com dois portões”, comenta Alex Saleta, da RSNC Brazil.

A RSNC Brazil iniciou sua atividades com o Ranch Sorting no Brasil em meados de 2013/2014, representando a RSNC US, trazendo novidades nos formatos das provas, espelhando-se nas realizadas nos Estados Unidos, onde ocorrem mais de 400 eventos anuais. Segundo Saleta, estruturar bem o handcap é algo impulsiona o número de inscritos, permitindo várias combinações e atendendo as necessidades sazonais e de todos competidores interessados na modalidade. “Sempre estaremos apresentando aos competidores brasileiros as novidades já aceitas e testadas pela RSNC US. Aqui também acreditamos muito no sucesso do formato ‘Three Men Two Gates’, pois as características desta divisão são bem interessantes para quem pratica atividade com gado. O NTRMS proverá premiação especial para os três competidores mais pontuados no final do campeonato nesta categoria, com selas personalizadas, inclusive.”

É importante ressaltar a participação de animais de várias raças, além do Quarto de Milha, o Crioulo, entre outros, fizeram bonito na etapa. Fazendo parte da programação da Expoequestre, Alex também ministrou um curso de Ranch Sorting no auditório da Acrissul, abordando o histórico do esporte, regras, infraestrutura, estratégias de prova, sistemas de julgamento, um painel mostrando como está o esporte hoje nos Estados Unidos e no Brasil, ajudando a contextualizar os participantes dos principais pontos do Ranch Sorting.

E foram campeões da primeira prova Three Men Two Gates da RSNC Brazil, Alex Saleta | Ademar Linares Filho | Leunildo Silva de Souza. Ademar Linares, aliás, conquistou vários prêmios. Ficou com duas classificações na categoria Divisão #11, primeiro lugar com Helio de Oliveira Neto e segundo com Fernão Gonçalves Magalhães. Ele ainda ganhou a Divisão #8, com  Carlos Alberto de Oliveira, e a Master e a Divisão #14, com Alex Saleta. Pela ABQM, entre os resultados,  Maria Paula Lima Roberti e Natalia Crivelli da Luz foram as campeãs da Feminina.