Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Acaba hoje prazo para produtor rural renegociar débito

30 setembro 2009 - 00h00Por MS Notícias

Os produtores rurais sul-mato-grossenses que tiverem débitos inscritos em Dívida Ativa da União (DAU) têm somente até esta quarta-feira (30) para aderir ao sistema de refinanciamento do governo federal. No entanto, de acordo com o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), é provável que esse prazo seja estendido para 31 de março de 2010.

Essa possibilidade está prevista em apresentada ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 13/09, da Medida Provisória (MP) 462/09, aprovada semana passada pela Câmara dos Deputados. O PLV também reabre o prazo para pagamento das parcelas inadimplentes da securitização.

Moka diz que, embora a matéria precise ser sancionada pelo presidente Lula, o texto foi fechado a partir de acordo fechado com os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura. “Não acreditamos que o presidente irá vetar uma medida que foi acertada por seus ministros com parlamentares”, observa o deputado, que participou das negociações com a equipe econômica.

A medida também prevê a renegociação das parcelas que venham a ser inscritas até 30 de novembro. A data para liquidação dessas operações, no entanto, permanece para 30 de dezembro de 2009.


Os mutuários com parcelas atrasadas da securitização I e II, não inscritas em Dívida Ativa, que não tinham acertado suas pendências até 30 de junho passado, agora têm até 30 de dezembro para formalizar o acordo. A modificação na lei prevê a amortização de 2% do saldo devedor, pagamento em até 16 anos e a liquidação da parcela de 2009.