Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
32ºmax
21ºmin
ExpoMS

Senar realiza 1° Curso de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras na Expo MS

10 outubro 2009 - 14h41Por Com informações da Assessoria de Imprensa do Senar | MS
Senar realiza 1° Curso de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras na Expo MS

Termina amanhã (11) o 1° Curso de Avaliação da Conformação Ideal de Vacas Leiteiras em Mato Grosso do Sul. O curso está sendo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – SENAR/MS em parceria com a Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul - Acrissul.

A oportunidade é direcionada ao público interessado em conhecer melhor as características de diversas raças de vaca leiteira. De acordo com o médico veterinário que ministra o curso, Matheus Silva Vieira são abordadas as 17 características fenotípicas de cada animal, além de enfatizar o melhoramento genético, para que o produtor tenha o animal que ele almeja. “

Com o curso o produtor poderá identificar características desejáveis e indesejáveis no seu animal, além de entender na prática como fazer essa avaliação”, destaca. Durante os três  dias de curso (09, 10 e 11 de outubro) o aluno recebe uma planilha onde avalia as 17 características de determinada raça, são elas: Holandesa, Pardo Suíça, Jersey, Gir Leiteiro, Simental e Girolando.

No Estado, as raças mais comuns para a produção de leite é a Girolando, seguido de Gir Leiteiro e Holandesa. Os interessados devem procurar a secretaria da Acrissul e solicitar a inscrição, que é gratuita ou assistir em tempo real pela internet no site da Acrissul.

A iniciativa pode ser aplicada em outros municípios, para isso os interessados devem solicitar o curso para o Sindicato Rural de sua cidade.