Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
34ºmax
24ºmin
ExpoMS

Expo MS traz exclusividade em cutelaria

06 outubro 2009 - 19h17
Expo MS traz exclusividade em cutelaria

A faca é uma das mais antigas ferramentas do homem, e sempre desempenhou um importante papel na sobrevivência da raça humana, além de ser uma das principais ferramentas no preparo de um dos pratos prediletos dos brasileiros, o churrasco. A cutelaria, como é chamada a fabricação artesanal de facas, é uma das grandes atrações da Expo MS, o Encontro do Agronegócio realizada até o dia 12 de outubro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

 

As belas peças feitas pelo artesão Dante Roberto Busceianini já estão fazendo sucesso em uma estrutura montada no Parque, onde mais de 100 facas estão a disposição de admiradores, curiosos e compradores.

 

Há mais de 10 anos Dante confecciona facas, mas garante que a paixão pelo negócio vem de infância. “Desde menino comprava todas as peças que me chamavam a atenção e passei de comprador para confeccionador”, conta orgulhoso mostrando a variedade de suas peças, com características únicas e detalhes exclusivos.

 

O aço e os cabos, que são de madeiras, chifres de animais, entre tantos outros produtos nacionais e internacionais, são trabalhados delicadamente. Isso é que garante o diferencial de cada faca.

 

A fabricação é feita em uma parceria com o um grupo de artesão de Serra Grande, distrito de Gramado (RS). Segundo Dante, cada peça é trabalhada com os mínimos detalhes e a fabricação chega a 10 peças por dia, todas exclusivas.

 

“São pouquíssimas as pessoas que tem a habilidade de confeccionar facas em MS. Não é possível nem encontrar material nacional sobre cutelaria”, conta Dante sobre sua história e dificuldades no início de sua profissão, quando fez curso no sul do país para aperfeiçoar ainda mais as suas técnicas de cuteleiro.

 

São inúmeros formatos e tamanhos. Todos exclusivos e ainda, peças alemãs e confecções especiais para a Expo MS. Para tirar prova do belíssimo trabalho de Dante, é só visitar o Parque de Exposições a partir das 8h.