Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Expogrande

Expogrande: Mais de 120 animais competem no ranking da raça Girolando

11 abril 2018 - 13h17Por Diego Silva | Agro A
Animais machos e fêmeas de sete municípios de Mato Grosso do Sul vão competir o ranking da raça Girolando no dias 12 e 13 de abril, durante a 80ª Expogrande, em Campo Grande (MS). O julgamento, organizado pelo Núcleo de Criadores de Girolando de MS e Associação Brasileira de Criadores de Girolando, contará com mais de 120 animais, que serão avaliados por técnicos do setor.
 
Caracterização racial, morfologia e dados econômicos, como produção e produtividade, serão informações levadas em conta no momento de definir os campeões. Para a competição, vacas e touros foram divididos em 19 categorias e, em cada uma delas, serão classificados oito animais, dos quais cinco receberam comentários técnicos dos juízes. E desse montante sairão os campeões, que serão reconhecidos e premiados, acumulando pontos para o ranking nacional, que acontecerá em junho, na cidade de Belo Horizonte (MG).
 
“Por meio do julgamento conseguimos avaliar o potencial da raça e identificar animais produtivos. É um método que estimula o criador a desenvolver a genética da raça girolando, uma referência em produtividade leiteira”, destaca o diretor secretário do Núcleo de Criadores de Girolando de MS, Dagmar Rezende. “Com essa identificação podemos representar Mato Grosso do Sul no ranking nacional e, por a genética desenvolvida aqui no mercado para outros estados que se dedicam à raça”, pontua.
 
Essa é a 17ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando na Expogrande. E os animais que competirão os títulos são de propriedades das cidades de Terenos, Jaraguari, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Miranda, Rio Brilhante e Batayporã.