Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
22ºmin
Expogrande

Expogrande 80 Anos sedia o 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura

22 março 2018 - 12h54Por Assessoria de Imprensa da Acrissul | Expogrande
A Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco) e a Embrapa Gado de Corte promovem, nos próximos dias 6 e 7 de abril, durante a 80ª Expogrande, o 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura, que neste ano tem como tema “Atualidades na Seleção Animal – Como e para quê?”. Com um rebanho que chega a quase 500 mil ovinos em Mato Grosso do Sul, o Simpósio evolui a cada ano desde o seu início.
 
Segundo a primeira-secretária da Asmaco, Ana Cristina Andrade Bezerra, o Simpósio tem crescido conforme a produção de ovinos vem avançando no Estado. “Já falamos de sanidade, de produção, manejo, pastagem, comércio da carne, genética e neste ano vamos abordar a seleção animal”, informou a diretora, que também é médica-veterinária.
 
Em 16 anos, com palestrantes gabaritados para abordar assuntos relacionados a ovinocultura, o objetivo da Asmaco é fazer com que pequenos, médios e grandes produtores, estudantes e pessoas interessadas comecem a investir em ovinos para fazer o direcionamento correto para a atividade.
 
Neste ano, o evento conta com o apoio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Arco (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).
 
A ovinocultura de Mato Grosso do Sul está tradicionalmente inserida na atividade pecuária pela presença de rebanhos mantidos juntamente com a bovinocultura de corte. Assim, muitas propriedades têm ovelhas criadas sem fins comerciais, mas que, informalmente, geram receitas não contabilizadas pelos produtores rurais.
 
Ao longo desses anos, o Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura vem apresentando palestras sobre temas relevantes da cadeia produtiva de ovinos, a divulgação de tecnologias disponíveis, de resultados de pesquisas realizadas no sistema produtivo e de informações pertinentes ao setor.
 
Tudo isso aliado à troca de experiências e captação de demandas de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto aos produtores, possibilitando a articulação e organização do setor para que se tenha escala de produção e regularidade de oferta.
 
Programação
A programação do 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura começa no dia 6 de abril com uma visita técnica ao Rancho Cordeiro do Cerrado, localizado em Terenos (MS), onde os participantes serão recepcionados às 7h30. Logo depois, às 8 horas, será feita a apresentação do rebanho da propriedade rural e, às 8h30, a especialista Dayanne Martins fará uma palestra sobre os critérios de seleção das fêmeas.
 
No dia seguinte, 7 de abril, a partir das 7h30, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), será aberto o 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura pelo presidente da Asmaco, Luiz Roberto Silveira Maia, pela primeira-secretária Ana Cristina Andrade Bezerra e pelo diretor-técnico Fernando Alvarenga Reis.
 
Logo em seguida, será realizada a palestra “Registro Genealógico – Fundamentos e Importâncias em Ovinos”, proferida pelo superintendente do registro genealógico da Arco, Edemundo Ferreira Gressler. Depois teremos a palestra “Características Genéticas Ligadas à Produção – Levantamento no Rebanho de Mato Grosso do Sul”, com a doutoranda pela UFMS Catherine Cecília Walker.
 
A última palestra será sobre o tema “Seleção Animal Dirigida para Resultados – Ovinocultura em Foco”, com a zootecnista Dayanne Martins Almeida, que é técnica de pesquisa de campo e desenvolvimento da Wairere Rams, da Nova Zelândia. Ao final do 16º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura será realizada uma mesa redonda com os palestrantes e convidados, tendo como moderador o médico-veterinário Gelson Feijó, que é pesquisador da Embrapa Gado de Corte.
 
Mais informações:
Asmaco - Ana Cristina Andrade Bezerra
(67) 99985-2318
 

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados