Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
32ºmax
21ºmin
Expogrande

Acrissul convida Evo Morales a participar da abertura da Expogrande 2010

02 dezembro 2009 - 14h05Por Jefferson da Luz

O cônsul do Bolívia em Campo Grande, Enrique Garrón Ruiz, vai entregar ao presidente de seu país, Evo Morales, o convite para participar da abertura da Expogrande 2010. Na manhã de hoje, ele esteve na sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), ocasião em que o presidente da entidade, Francisco Maia, explicou que sua intenção é fazer da Expogrande uma exposição internacional, e que não só produtores bolivianos estejam aqui, mas que tragam seus animais.

“Vamos fazer o convite para os presidentes do Mercosul. Queremos fazer um encontro com o Evo, o Lula, o presidente do Paraguai, da Argentina e do Uruguai”, disse Maia, acrescentando que a presença do presidente brasileiro já está quase confirmada.

A visita de hoje foi organizada pelo ex-presidente da Acrissul, João Adalberto Ayub Ferraz, que é amigo do cônsul.

Ruiz lembrou que a presença brasileira é muito forte nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, onde, somente de estudantes, vivem mais de 9.500. Apesar de o comércio entre os dois países ser muito intenso, Mato Grosso do Sul tem uma participação muito pequena, admite o diplomata.

O presidente da Acrissul explicou que os pecuaristas do país vivem um momento bastante delicado, com preços baixos e cotação do dólar desfavorável. Além disso, segundo ele, há a pressão das grandes corporações como os frigoríficos e redes de supermercados. “A carne está sendo usada pelo varejo como chamariz para o consumidor. Não vamos agregar valor ao nosso produto enquanto ele for usado como oferta”, sintetizou.

Conforme Maia, a visita aconteceu em hora oportuna, quando há a necessidade de se incrementar as exportações para os países que fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Para recepcionar o cônsul boliviano também esteve presente o diretor da entidade, Antônio de Souza Salgueiro.