Menu
Busca sábado, 27 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Agricultura

Selo postal da Expogrande traz ‘Seu Uru’ como homenageado

26 março 2018 - 12h11Por Suelen Morales | Assessoria de Imprensa Acrissul | Expogrande

Natural de Sidrolândia o pecuarista, Acelino Roberto Ferreira, nasceu no dia 17 de março de 1920 na fazenda limoeiro e faleceu no dia 8 de janeiro deste ano. Mais conhecido como  “Seu Uru”, ele deixou um legado de intensa luta pelo agronegócio em Mato Grosso do Sul. Foi presidente da Acrissul no ano de 1977, sendo escolhido pela entidade como personalidade a ser homenageada em 2018 com o selo postal.

Criado no campo por seus pais, Evaristo Roberto Ferreira e Perciliana Barbosa Ferreira, começou trabalhando na compra e venda de gados. Em 1952 comprou sua primeira propriedade que era parte da Fazenda Quitandinha.

Um ano depois, em 1953, participou pela primeira vez da Expogrande com apenas duas bezerras de raça Indubrasil. Na época os animais foram transportados de trem de Sidrolândia para Campo Grande.

No ano de 1954, Acelino se casou com Dalva Malaquias Ferreira com quem teve três filhas: Valda, Vânia e Celina. Homem íntegro exerceu o mandato de prefeito de Sidrolândia de 1961 a 1963.
 
Sempre ligado ao agronegócio, Seu Uru fazia questão de participar das exposições, no início com gado indubrasil e gir e depois com o gado nelore. Durante uma exposição em Uberaba, com seu Touro “Ricaço”, conquistou o título de reservado grande campeão. A partir de então formou seu plantel de raça nelore, adquirindo animais de grandes criadores dentre eles seu amigo Rubico Carvalho. 
 
Seu Uru foi presidente da Acrissul no mandato de 1977 a 1979, um marco de grande importância durante a divisão do estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cerimônia de obliteração do selo postal, com a presença de familiares, acontecerá na abertura oficial da 80ª Expogrande, no dia 5 de abril, às 19h30, no Tatersal de Elite I "Fábio Zahran".
 
Leia também:
Acelino Roberto Ferreira, seu Uru, é o homenageado da Expogrande deste ano