Menu
Busca terça, 16 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
24º
Agricultura

Equipamentos entregues por Estado vão ampliar autonomia de agricultores familiares

12 junho 2018 - 00h06Por Semagro

Levar tecnologia, com intuito de melhor a renda e aumentar a produtividade dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul é, segundo o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o principal objetivo do Governo do Estado. No centro o Secretário Jaime, junto do Senador Moka e o Superintendente do MAPA, Celso Martins.

A afirmação foi feita por Jaime enquanto no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) acontecia uma das maiores entregas já realizadas na história do Estado para atendimento da agricultura familiar.
 
Com investimento de R$ 12 milhões em recursos advindos de emendas parlamentares de oito deputados federais e de três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), o governador Reinaldo Azambuja, entregou junto Secretário Jaime, o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos das cidades beneficiadas e agricultores familiares, 567 equipamentos.
 
Aos Prefeitos, foram entregues:  95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, 6 roçadeiras, 5 ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada. “A assistência técnica, a entrega de um grande número de maquinas e o planejamento de uso dessas máquinas – realizado pela Agraer em conjunto com as Prefeituras – traz autonomia para os agricultores familiares” destacou Jaime.   
 
Junto de dezenas de servidores da Semagro e da Agraer, o Secretário observou ainda que a tecnificação do campo traz mais agilidade nas atividades, reduz o tempo gasto e amplia a ação dos agentes de Ater, servidores da Agraer, facilitando o trabalho de disseminação de conhecimentos técnicos aos agricultores familiares.