Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Seu Direito

Sead lança campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos

24 março 2017 - 15h03Por Ministério do Desenv. Agrário
Sead lança campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos

Foi com versos sobre frutos da nossa terra, da poetisa Tita de Lima e Silva, que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou, na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília, a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. Promovida pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a iniciativa acontece em toda a América Latina e Caribe e é coordenada pela Sead no Brasil, por meio da Assessoria Internacional de Promoção Comercial (AIPC).

A mobilização tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres rurais e ao trabalho que elas desenvolvem, além de proporcionar a troca de experiências entre os envolvidos. “A ideia é realmente identificar, conhecer, acompanhar e dar publicidade às experiências exitosas, seja para estimular outras iniciativas ou para que a sociedade conheça o que a mulher rural realiza no campo”, ressaltou o secretário especial da Sead, Ricardo Roseno, durante o evento.

Essa é a segunda participação do Brasil na campanha internacional. Hur Ben Corrêa, coordenador da AIPC, departamento articulador da participação do Brasil na ação, explica que a iniciativa oportuniza o compartilhamento de diversas experiências brasileiras com os outros países. “As políticas públicas da Sead são referência para os países do Mercosul, América Latina e do hemisfério Sul. Nós temos uma campanha forte aqui e ela é importante não só para as nossas agricultoras, mas para todas mulheres rurais dessas regiões”.

O conteúdo institucional da campanha será divulgado em quatro línguas (português, espanhol, francês e inglês) com o objetivo de chegar a diferentes partes do mundo. Além de compartilhar experiências e informações sobre as políticas públicas para as mulheres, a campanha conta com a participação da sociedade civil, abrindo espaço para histórias das guerreiras do campo. “São lutas e vitórias que elas carregam nas mãos, às vezes castigadas pelo trabalho, mas enriquecidas pelas histórias, que se cruzam pelo protagonismo que elas possuem no campo, na responsabilidade de garantir o alimento da família, da comunidade e dos brasileiros”, explica Solange da Costa, coordenadora de políticas para mulheres da Sead.

A campanha tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apresentam mais de 170 metas para serem alcançadas até 2030 pelos países pertencentes à Organização. #MulheresRurais, mulheres com direitos segue até o dia 25 de novembro, dia internacional de combate à violência contra a mulher.

Mulheres representadas do Norte ao Sul do país

Para representar as mulheres de todas as regiões do Brasil, a Sead nomeou cinco agricultoras para serem embaixadoras da campanha na região. São mulheres do campo que vivem da agricultura familiar, como Norma Sueli, de Brasília, que deixou a correria da cidade para fazer história no campo.  “Essa campanha veio mostrar nossa cara, mostrar para que a gente veio, mostrar que nós não somos só estatística. Aqui, nós somos caras, somos pessoas”.

Durante o evento, a embaixadora do Norte, Maria Júlia Serrim, presentou as autoridades presentes com produtos artesanais da região. Na entrega, a produtora ainda destacou: “Trabalhar é uma coisa, ser homenageada é outra. Hoje, estou sentindo que nós mulheres, trabalhadoras rurais estamos sendo celebridade. Agradeço muito”.

O lançamento da campanha ainda foi palco de entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para agricultoras familiares do Distrito Federal. O selo identifica produtos que têm em sua composição a participação majoritária da agricultura familiar e dar visibilidade a empresas e aos empreendimentos, que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores, gerando mais empregos e renda no campo. Saiba mais sobre o Sipaf neste link.

O evento contou com a participação de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO); do secretário técnico da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), Lautaro Viscay; do presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins; além de representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, da Confederação Nacional de Municípios, entre outros.