Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Clima

Zona de Convergência do Atlântico Sul faz chover no Brasil nos próximos 10 dias

Confira a previsão do tempo para cada região do país

16 novembro 2022 - 07h40Por José Roberto dos Santos
Zona de Convergência do Atlântico Sul faz chover no Brasil nos próximos 10 dias

A formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve fazer chover em grande parte do Brasil nos próximos dez dias. De acordo com a MetSul, o maior impacto deve ser percebido nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Tocantins, onde há a tendência de ocorrerem os maiores acumulados de chuva. Em algumas localidades, o alerta é de temporais e rajadas de vento.

A ZCAS é um sistema meteorológico em que se forma um corredor de umidade unindo o Norte ao Sudeste do Brasil, em direção ao Oceano Atlântico Sul. No final do ano passado, uma "potencialização atípica dos seus efeitos foi relacionada às fortes chuvas ocorridas na Bahia, que duraram semanas, causando danos, como rompimento de barragens.

“A chuva está bem distribuída em grande parte do território nacional. Devemos ter a configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul trazendo bastante umidade, vários dias seguidos de instabilidade e vai fazer essa conexão da unidade da Amazônia com parte do Sudeste”, explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Com isso, de acordo com os meteorologistas, deve chover forte nos próximos dias entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A previsão é de acumulados que podem até passar de 100 milímetros em algumas regiões. Já entre São Paulo e o Sul de Minas Gerais, deve haver predominância de sol e calor e menor potencial de chuva.

Centro-Oeste
No Centro-oeste, os modelos de previsão indicam chuva de 100 a 150 milímetros. Inicialmente, entre os dias 16 e 19, o tempo fica mais firme entre Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás e Mato Grosso. A área mais ao norte deve ter chuvas, mas ainda em baixos volumes. Já entre os dias 20 e 25, os acumulados devem aumentar com uma frente fria fazendo chover por toda a região.

Para a região Norte, a meteorologia prevê pancadas de chuva entre o Amazonas, metade sul do Pará, Rondônia, Acre, Roraima e Tocantins. Deve chover todos os dias e, em algumas áreas, forte. Situação diferente deve ser vista entre o norte do Pará e o Amapá, onde a tendência é de pouca chuva e abertura de sol.

No Sul do Brasil, a tendência, pelo menos até o final da semana, é de dias ensolarados. Uma frente fria deve chegar apenas entre os dias 21 e 23, fazendo chover não apenas na região, mas em outras áreas do país. O período chuvoso deve ser mais curto no Rio Grande do Sul. Já no Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de acumulados mais altos, com risco de temporais.

No Nordeste, a previsão para os próximos dias é de grandes acumulados de chuva, principalmente no sul da Bahia. A tendência é dessa chuva chegar ao Piauí e ao sul do Maranhão, onde deve ocorrer de forma moderada a forte. Nas áreas litorâneas, a meteorologia prevê predomínio de sol, com a possibilidade de chuva passageira no final da tarde.