Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
32º
Notícias

Workshop sobre Bioenergia de Mato Grosso do Sul começa dia 22, em Dourados

16 outubro 2009 - 13h23Por Notícias MS
Workshop sobre Bioenergia de Mato Grosso do Sul começa dia 22, em Dourados

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) realiza um Workshop sobre a "Apresentação do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioenergia do Estado do Mato Grosso do Sul (Bioenergia MS)". O evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório da Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS). Os interessados em participar do programa deverão confirmar presença pelo endereço eletrônico [email protected] .

          Segundo a Semac, a realização do evento tem como principal objetivo ordenar e articular as ações públicas e privadas, visando à geração e adaptação de conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e competitivo das cadeias da bioenergia em Mato Grosso do Sul, promovendo: a diversificação da base energética do Estado; a redução do uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de efeito estufa; a redução dos desequilíbrios regionais; a geração de emprego e renda; e o fortalecimento das instituições públicas e privadas de CT&I.        

          O programa também tem como objetivo específico estabelecer as bases para a recomendação técnica e estruturação das políticas agrícolas para a cana-de-açúcar, oleaginosas e espécies florestais no Estado, incluindo o Zoneamento Agrícola e a elaboração dos sistemas de produção para Mato Grosso do Sul; Subsidiar políticas públicas na definição de estratégias de incorporação da bioenergia como alternativa sustentável de desenvolvimento para as regiões ambientalmente frágeis, como o entorno do Pantanal.

         E, ainda, avaliar os impactos ambientais relativos à implantação e expansão da cultura de cana-de-açúcar; avaliar os impactos ambientais e a utilização de co-produtos e/ou resíduos da produção do açúcar e álcool como: aproveitamento da biomassa para geração de energia, fertilizantes, entre outras possibilidades.

         O programa Bioenregia-MS está sob a coordenação geral da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semac).

            Workshop       

         O Workshop terá a participação de diversas instituições e entidades do Estado, como: Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul); Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflores); Embrapa Agropecuária Oeste; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – (Fiems); Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul); Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp)/Anhanguera; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Fundação MS; Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Programação

Dia 22/10/2009 
O Bioenergia-MS começa na quinta-feira (22), com o credenciamento, às 8 horas, no Auditório da UFGD – rua João Rosa Góes, 1.761, na Vila Progresso, na cidade de Dourados (MS).

8h30 - Abertura com a presença do secretário da Semac, Carlos Alberto Negreiro Said Menezes; o reitor da UFMS, Damião Duque de Farias; o superintendente da Sucitec e coordenador geral do Programa de C,T&I em Bioenergia de Mato Grosso do Sul, João Onofre Pereira Pinto – que fará uma apresentação da minuta do Programa Bioenergia-MS.

9h10 – Apresentação dos Grupos Temáticos e da dinâmica de trabalho sobre os seguintes temas: Biodiesel (com moderadores da Fundação MS e UCDB); Bioetanol (FIEMS, Uniderp e UFGD); Florestas (Embrapa/CPAO e Reflore-MS); Resíduos e Biogás (Sucitec/Semac e UFMS).

11h40 – Intervalo para almoço;

13h30 – Início dos trabalhos em Grupos Temáticos;

16h00 – Plenária

Dia 23/10/2009

8h00 – Continuação dos trabalhos em Grupo Temáticos;

11h40 – Eleição do Comitê Gestor Definitivo;

12h00 – Intervalo para almoço;

14h00 – Plenária de conclusão dos trabalhos dos Grupos Temáticos;

17h00 – Encerramento dos trabalhos.