Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Um novo indicador de safra

03 novembro 2009 - 00h00Por Gazeta do Povo

Em seu quarto ano de pesquisa a campo, a Expedição Safra da RPC consolida um novo indicador da produção de grãos, no estado e no país. Num formato inédito, desenvolvido para obter uma sondagem com maior capilaridade, o levantamento técnico-jornalístico consegue trazer informações de toda a cadeia produtiva. Para chegar aos dados estatísticos, a Expedição discute oferta e demanda, mercado, tecnologia e infraestrutura.
Não apenas a amplitude da amostragem no Brasil, mas o contraponto estabelecido com alguns dos principais países produtores, como os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai, conferem maior segurança e fidelidade às estatísticas. Da América do Sul à América do Norte, a incursão em outros países insere a Expedição no agronegócio globalizado, do debate técnico e analítico, à notícia factual, mas também na conjuntura e tendências, que interessam ao público urbano e rural.
Ao integrar área técnica e comunicação, a Expedição tem como diferencial a informação qualitativa, mais estratégica, que pode ser utilizada como ferramenta na tomada de decisão pela cadeia produtiva. A intenção é oferecer mais um dado sobre o setor, com expertise técnica e de comunicação.
Apoio técnico
A metodologia de sondagem e o trabalho de campo foram desenvolvidos e aprimorados nos últimos três ciclos produtivos (2006/07 a 2008/09) com a participação das entidades de apoio técnico: Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). As projeções também consideram a base histórica de dados estatísticos de órgãos oficiais, como d a Seab/ Deral e da Conab.
A Expedição conta ainda com apoio comercial da New Holland e da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), além do apoio logístico da Toyota do Brasil e Toyota Sulpar.