Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
19º
Notícias

UE avalia regras de bem-estar animal

18 novembro 2009 - 00h00Por BeefPoint

O Parlamento Europeu está avaliando o Plano de Ação de Bem-Estar Animal 2006-2010, que deve expirar no ano que vem, para delinear um novo plano para os próximos anos.

Pela revisão, concordou-se que os produtos de origem animal de países de fora da União Europeia (UE) devem cumprir com padrões similares para evitar distorções na competitividade dos produtores locais e estrangeiros.

De acordo com Membros do Parlamento Europeu, a proteção dos animais de produção deve permanecer como o foco do Plano, melhorando os padrões de bem-estar, desenvolvendo pesquisa e indicadores, além de informar profissionais e consumidores.

O aumento dos encargos regulamentadores aos produtores locais é uma importante preocupação para alguns membros, com uma sugestão de que as atuais regras devam ser primeiramente monitoradas e o cumprimento deve ser verificado, antes de se projetar um sistema excessivamente rígido.

Essas regulamentações devem se tornar uma importante barreira comercial se não forem baseadas em ciência e não considerarem os sistemas mais extensivos de produção da maioria dos países exportadores.