Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
38ºmax
22ºmin
Notícias

Soja segue positiva no Brasil

05 dezembro 2017 - 00h00Por CNA

As cotações da soja tiveram na segunda-feira (05.12) mais um dia de ganhos na maioria dos preços do mercado físico brasileiro, acompanhando o viés observado na Bolsa de Chicago (CBOT). Por exemplo, no interior do País, a saca de soja (60 quilos) foi vendida a R$ 56,00 em Sorriso (Mato Grosso) – o que significou alta de 0,90% sobre o valor oferecido na última avaliação.

 
Já no Porto de Paranaguá (Paraná), a saca de 60 quilos da oleaginosa disponível foi comercializada por R$ 75,00, o que representou manutenção sobre a última cotação. Todos os preços são FOB (Free On Board – contrato de exportação com custos de transporte interno incluso até o carregamento do navio).
 
Fundamentos
“Os mapas climáticos atualizados hoje trazem a reafirmação do padrão de chuvas intensas sobre o Centro e Norte do Brasil nos próximos 15 dias e a falta de umidade extra para o Sul brasileiro e quase toda a Argentina, no mesmo período. Desde o começo de novembro, um cenário de precipitações em retração tem sido o protagonista da meteorologia do Rio Grande do Sul e do leste argentino. Do dia 1 de novembro até 18 de dezembro, estas regiões só deverão receber de 40-60% das chuvas médias, para um ano comum”, informa a Consultoria AgResource. 
 
De acordo com a ARC, apesar de não dizer muito, este dado define o “padrão que se desenvolve para tais áreas afetadas, onde a umidade do solo vem sendo consumida pelas plantas e por processos de evapotranspirativos e a reposição desta água tem sido escassa. O estresse hídrico já começa a ser notado em algumas províncias do leste da Argentina e deverão se intensificar pela região vizinha, caso as previsões para dezembro se confirmem”. 

Leia Também

Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Coronavírus
Decreto revoga limitação de lotação em eventos, mas mantém Regime Especial de Prevenção
Mercado Externo
Arábia Saudita retoma importação de frigoríficos de MG após embargo de 10 dias
As compras haviam sido suspensas no dia 6, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Meio Ambiente
Seca no rio Paraguai segue crítica e chuvas devem ser insuficientes na primavera
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados
Feiras & Eventos
Expoagro: secretário Riedel e ministro do Turismo visitam feira em Dourados