Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
26º
Expogrande institucionalEstamos há dias do início da Expogrande
Notícias

Sindicato de fiscais diz que denunciou problemas em frigoríficos há vários anos

20 março 2017 - 00h00Por Reuters

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou em nota nesta sexta-feira que irregularidades em empresas de carnes investigadas na operação Carne Fraca da Polícia Federal foram denunciadas pelo próprio sindicado ao governo há vários anos.

A entidade acrescentou que as denúncias, que envolvem fiscais agropecuários suspeitos de receber propinas para liberar mercadorias sem a adequada fiscalização, constam de processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura desde 2010.

"O Anffa Sindical entende que a operação está alinhada aos objetivos de auditores fiscais federais agropecuários no sentido de aprimorar a inspeção de produtos de origem animal no Brasil", afirmou a associação em nota.

A afirmação foi feita após a Polícia Federal lançar nesta sexta-feira uma operação em seis Estados e no Distrito Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e cerca de 40 empresas, entre elas as gigantes JBS e BRF, acusadas de pagamento de propina para a liberação de mercadorias sem fiscalização.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por sua vez, afirmou que determinou o afastamento de todos os funcionários suspeitos e a instauração de procedimentos administrativos.

A associação afirmou também que vai continuar trabalhando para que cargos de chefia sejam ocupados por servidores públicos selecionados por meio de processos meritocráticos, o que contribuiria para acabar com influências políticas e eventuais irregularidades.