Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
23º
Notícias

Seprotur apresenta diretora da Iagro e metas de gestão

13 novembro 2009 - 00h00Por Seprotur

Com a meta de consolidar, aprimorar e implantar um novo patamar qualitativo e administrativo à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a médica veterinária Maria Cristina Galvão Carrijo tomou posse no órgão. A nova gestora foi apresentada nesta quinta-feira (12) a diretoria e servidores da Agência pela Seprotur (Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

 
Segundo a secretária da Seprotur, a médica veterinária com ampla experiência profissional no setor privado e público, dará continuidade aos trabalhos de excelência já implementados pela Iagro, como ocorrem na ZAV (Zona de Alta Vigilância Sanitária).
 
Tereza Cristina também revelou que o desejo do governador André Puccinelli (PMDB) ao conduzir a nova gestora, é que o órgão possa implantar uma gestão moderna a frente dos serviços de defesa sanitária. Para a secretária, a nova diretora demonstra esta preocupação e possui os requisitos almejados. “Temos consciência da grandeza e qualidade da Iagro, e vivenciamos isto quando implantamos a ZAV, que muitos achavam que nunca conseguiríamos fazer, e fizemos”, e acrescentou, “agora, precisamos manter o que conquistamos e levar adiante estes avanços para a região do planalto”.
 
Um dos projetos que a Iagro deverá implementar nesta nova gestão será justamente estabelecer um moderno calendário sanitário para o Estado. Tereza espera aproximar ainda mais o órgão oficial dos produtores. “Este processo é importante, principalmente para os pequenos, afinal, temos quase 70 mil famílias de produtores da agricultura familiar, e precisamos criar uma espécie de extensão veterinária, aos moldes do que é feito pela Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
 
Durante seu discurso aos funcionários da Iagro, Maria Cristina enfatizou o trabalho em equipe e prometeu vestir a camisa do Estado, focando seus esforços da modernização administrativa. Ela também pretende fazer com que o órgão veja o produtor como um cliente, fazendo o que é possível e legal para atendê-lo . “Este é um trabalho que faremos juntos, e contaremos com o apoio da secretária Tereza Cristina e do governador”, declarou.
 
Vacinação na ZAV - Encerrando a solenidade, a diretora-presidente da Iagro anunciou a prorrogação da etapa de vacinação contra febre aftosa na Zav até o dia 30 de novembro. Segundo a Portaria/Iagro/MS n.º 1.905, que será publicada no diário oficial do Estado nesta sexta-feira (13), o novo prazo obedece as diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e atende as demandas operacionais da Iagro.
 
Desta forma, fica prorrogada por mais 15 dias, a etapa de vacinação na Zona de Alta Vigilância - ZAV, de 15 de novembro de 2009 para 30 de novembro de 2009. De acordo com Maria Cristina Galvão, já foram vacinados 60% dos quase 800 mil animais existentes nos municípios que compõe a ZAV (Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Ponta Porã, Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Corumbá, Sete Quedas, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos).