Menu
Busca quinta, 18 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
25º
Notícias

Senadora Ana Amélia aborda agronegócio e Congresso Nacional no Fórum Rural Brasileiro

05 abril 2018 - 21h08Por Assessoria de Imprensa da Acrissul | Expogrande

Locomotiva da economia brasileira, o agronegócio ganha, ano após ano, mais força e esse protagonismo pode ser creditado, em parte, ao trabalho realizado pelos deputados federais e senadores ligados à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Para falar sobre a representatividade do agronegócio brasileiro no Congresso Nacional, a senadora Ana Amélia de Lemos (PP/RS) fará uma palestra no “1º Fórum Rural Brasileiro - Riscos e Oportunidades para o Futuro do Campo”, que a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e a Embrapa vão realizar nesta sexta-feira (6/4), das 8 às 17 horas, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a 80ª Expogrande.

A senadora Ana Amélia, que é uma das integrantes da FPA e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, teve aprovado, no ano passado, o relatório do Plano Nacional de Avaliação de Pesquisa Agropecuária. “Pretendo abordar junto aos representantes do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul o peso do agronegócio na economia e a relevância da tecnologia no aumento da competitividade. Também pretendo mencionar o aumento da criminalidade na área rural e a atuação política que a FPA tem protagonizado no parlamento em favor da pauta agropecuária”, declara.
 
Ela destaca que o investimento em pesquisa e inovação foi um dos principais fatores responsáveis pelos ganhos de produtividade alcançados pela agropecuária nacional nas últimas décadas. “Tradicionalmente, recursos públicos foram imprescindíveis para o desenvolvimento desse processo no âmbito da academia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] e das demais instituições que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária [SNPA]”, diz Ana Amélia.
 
O relatório, elaborado a partir de quatro audiências públicas realizadas no segundo semestre de 2017 pela CRA, destaca, contudo, a necessidade de reestruturação sistema de pesquisa brasileiro visando eliminar a elevada burocracia e renovar o marco legal desatualizado. Para a modernização do sistema, Ana Amélia recomenda, entre outras providências, a criação de mecanismos eficientes de financiamento como, por exemplo, parcerias público-privadas; a criação do um Centro para o Desenvolvimento da Inovação Agropecuária, que atuaria como órgão independente e tendo o papel de coordenação; e a inversão da lógica predominantemente hierárquica e vertical do SNPA para uma lógica predominantemente horizontal e colaborativa.
 
O relatório propõe ainda a apresentação de requerimentos de audiências públicas para convite ao presidente da Embrapa e demais instituições ouvidas pela CRA ao longo da avaliação a fim de debater, no próximo ano, o teor das sugestões do colegiado. Outros encaminhamentos sugerem a criação de um grupo de trabalho para a reformulação do sistema de pesquisa agropecuária no Brasil e a continuidade do acompanhamento da política pública de pesquisa agropecuária.