Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
30º
Alerta

Segurança na área rural: Energisa alerta para riscos com a rede elétrica

A intervenção na rede por pessoas não capacitadas pode resultar em acidentes fatais

27 outubro 2022 - 08h10Por Divulgação
Segurança na área rural: Energisa alerta para riscos com a rede elétrica

A plantação de grãos, pecuária e a agricultura familiar são as principais atividades desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) são mais de 78 mil propriedades rurais que fazem do nosso estado um dos principais polos do agronegócio no país e a energia elétrica atravessa a cidade para chegar ao campo e garantir aos produtores e moradores da área rural que possam viver e produzir com mais conforto.  

Medidas de segurança com energia elétrica precisam ser redobradas na área rural para evitar que acidentes aconteçam. Desde janeiro de 2021, já foram registradas 4 mortes por acidentes com rede elétrica na área rural de Mato Grosso do Sul. Para não correr riscos, é preciso que as pessoas sigam as orientações e não façam intervenções sem autorização.  

Tratores e equipamentos  

Devido às dimensões desses equipamentos, a falta de cuidado pode resultar em graves acidentes e na interrupção do fornecimento de energia. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Mato Grosso do Sul, Wagner Garcia, orienta os trabalhadores a fazerem uma verificação da área para certificar que a máquina irá manter uma distância mínima de segurança de dois metros.  

"É essencial que os trabalhadores e moradores da zona rural avaliem a área antes de começar qualquer atividade e mantenham as máquinas longe da rede elétrica. A prevenção é simples e salva vidas, pois um toque acidental de uma máquina agrícola na rede de energia pode ser fatal”, alerta.  

Ainda segundo Wagner, caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, exceto em caso de princípio de incêndio. “A Energisa deve ser acionada imediatamente para desligar o fornecimento de energia, se necessário, antes de resgatar o acidentado. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado”, reforça. 

Tempestades  

Durante o período de chuvas, é possível que raios, galhos ou até mesmo o vento, interrompam o fornecimento de energia. Wagner reitera que é preciso acionar a concessionária e aguardar o atendimento.  “Em hipótese alguma se deve tentar fazer reparos por conta própria. Isso pode provocar graves acidentes, até mesmo fatais, além de curtos-circuitos, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia para regiões ou até cidades inteiras. A Energisa está à disposição pelos canais de atendimento e conta com equipe treinada e capacitada para atender todos os clientes”, conclui.   

Para evitar acidentes, a Energisa apresenta algumas orientações de segurança. Confira abaixo: 

• Nunca aproximar equipamentos e ferramentas próximo da rede elétrica, como réguas para medição de terreno;  

• Não elevar o solo embaixo da rede, reduzindo a distância de segurança projetada entre o solo e a rede;  

•  Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres no chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem manuseados por pessoas não autorizadas.

•  No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

•  Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância segura da rede;  

•  Nunca permita que o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica;  

•  Não estacione máquinas agrícola embaixo das redes;  

•  Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;  

•  Não faça queimadas perto das redes de energia. Além de colocar em risco a vida da população, essa prática pode danificar as estruturas do sistema elétrico, causando a queda de postes e torres, provocando curtos-circuitos, rompimento de cabos e interrompendo o fornecimento de energia para regiões ou até cidades inteiras.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, entre em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:

- Site energisa.com.br   
- WhatsApp: (67) 99980-0698 
- Aplicativo Energisa On(disponível no Google Play ou App Store do celular)   
- Call Center: 0800 722 7272