Menu
Busca sexta, 25 de junho de 2021
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
30ºmax
19ºmin
Notícias

Projeto para criação de subsidiária da Embrapa tramita na Câmara

25 setembro 2017 - 15h11Por Canal Rural
Projeto para criação de subsidiária da Embrapa tramita na Câmara

O projeto de maio de 2016 para criação da Embrapa Tecnologias (EmbrapaTec) partiu do Poder Executivo e está em tramitação na Câmara dos Deputados. A ideia é que a empresa seja uma sociedade anônima e de capital fechado, com regime jurídico de empresa privada e receba recursos de acionistas.

Cléber Soares, diretor de transferência de tecnologia da Embrapa, explica que o projeto é vital para a evolução da entidade. “Porque a embrapatec nada mais será do que uma subsidiária integral, vinculada à Embrapa, cujo papel e missão é promover a inovação e negócios, e ser ao mesmo tempo o braço de operações no mercado”, diz Soares.

Essa é uma alternativa para aumentar o orçamento da empresa, que por lei, não pode receber investimento privado. O Governo repassou pouco mais R$ 3 bilhões este ano à empresa. O recurso tem aumentado ano a ano, mas de forma muito mais lenta do que o necessário.

"Somos aliados de primeira hora desses projetos que procuram melhorar o funcionamento da Embrapa, principalmente no campo da inovação. Certamente fará com que as tecnologias desenvolvidas gerem renda e sejam revertidas as novas pesquisas", afirma o consultor de tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré.

O setor também está na expectativa com a nova subsidiária. O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, declara apoio ao projeto. “A Embrapa tem uma história fantástica e é uma das responsáveis pelo que é o agronegócio brasileiro perante o mundo todo. Desenvolveu tecnologia para a agricultura tropical e nós exportamos isso hoje. Só que sempre nos deparamos com a máquina pública”, pontua.

Portocarrero diz que dentro de suas unidades, a empresa tem muitas ferramentas que poderiam estar no campo “resolvendo problemas da batata, da cebola, da laranja, das frutas, do café, do algodão e que às vezes demoram a chegar", afirma.

Leia Também

STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Repercussão geral
STF deve julgar ação de demarcação de terras indígenas no dia 30
Fim dos Conflitos
Câmara aprova projeto que regulamenta demarcação de terras indígenas
Aprovado o mérito na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o substitutivo ao PL 490/2007 aguarda análise dos destaques para seguir ao Plenário
Notícias
Cai diferença entre valor da arroba e carne no atacado
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida
Análise
Com mercado do boi gordo em banho-maria, estabilidade nos preços da arroba é mantida