Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Busca
(67) 3345-4200
Campo Grande
Previsão do tempo
22º
Sustentabilidade

Programa MS Carbono Neutro é apresentado a municípios de todo o Brasil como case de sucesso

02 dezembro 2022 - 13h38Por Marcelo Armôa | Assessoria de Comunicação da Semagro
Programa MS Carbono Neutro é apresentado a municípios de todo o Brasil como case de sucesso

As ações do Governo de Mato Grosso do Sul com o programa MS Carbono Neutro foram apontadas como case de sucesso em seminário técnico “Crédito de carbono: uma visão municipalista”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde de quinta-feira (1º). O evento foi realizado no formato online e contou com a participação Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A apresentação do programa MS Carbono Neutro aos municípios associados à CNM foi feita pelo superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura, Rogério Beretta e a coordenadora do Inventário de Emissões de gases de efeito estufa de Mato Grosso do Sul, bióloga Sylvia Torrecilha. “Apresentamos todo o escopo do programa e os avanços que já conseguimos, como a elaboração e divulgação do inventário de emissões de gases de efeito estufa, a efetiva implementação do Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA, e a criação do fundo Proclima”, comentou Beretta.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, o convite para apresentação do programa MS Carbono Neutro foi feito pela CNM. “É um reconhecimento importante em nível nacional e uma experiência que podemos compartilhar com outros estados e municípios. Nosso desafio, agora, é dar ainda mais visibilidade às nossas ações, nos credenciando para buscar recursos nos fundos internacionais”, afirma Verruck.

No final do mês de novembro, a ministra conselheira Ana Beatriz Martins, chefe da delegação adjunta da União Europeia no Brasil, esteve em Campo Grande e afirmou que a meta de fazer com que Mato Grosso do Sul seja reconhecido internacionalmente como um território Carbono até 2030 é a mais ousada entre os estados brasileiros. “É a proposta mais ousada de todos os estados brasileiros", afirmou Ana Beatriz Martins.